Filme "São Jorge" de Marco Martins fica pelo caminho da nomeação ao Óscar
O filme "São Jorge", do realizador português Marco Martins, não passou à segunda fase de votação dos nomeados para Óscar de melhor filme estrangeiro, anunciou hoje a Academia norte-americana de Cinema.
Um número recorde de 92 filmes tinha sido candidatado, tendo sido selecionadas seis obras pelos membros da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas e mais três pelo comité executiva da categoria.
Estreado nos cinemas portugueses em março passado, "São Jorge" conta a história de Jorge, um pugilista, desempregado, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis para pagar as suas próprias dívidas e para tentar que a mulher e o filho não emigrem.
O filme conta com atores profissionais como Nuno Lopes, José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também não-atores, a quem é dada voz para falar sobre crise, desemprego e falta de dinheiro.
Antes de chegar aos cinemas portugueses, o filme teve estreia mundial no verão de 2016 no Festival de Cinema de Veneza, onde Nuno Lopes foi distinguido como melhor ator.
A 90.ª cerimónia de entrega dos Óscares vai ter lugar no dia 04 de março, em Hollywood, sendo as nomeações anunciadas no dia 23 de janeiro.