O filme "Um fio de baba escarlate", de Carlos Conceição, venceu o prémio Méliès de Prata do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, que terminou no domingo em França.
Segundo a lista de premiados do festival, "Um fio de baba escarlate" foi considerado a melhor longa-metragem europeia da competição internacional.
"Um fio de baba escarlate", que fez a estreia internacional em 2020 em Sevilha depois de ter estado no festival Curtas de Vila do Conde, parte da história de um pacato `serial killer` que se vê transformado "subitamente numa estrela das redes sociais", depois de um "incidente insólito", lê-se na sinopse.
O filme conta com as interpretações de Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.
Em comunicado, a distribuidora portuguesa, Agência da Curta-Metragem, explica que, ao receber o Méliès de Prata, o filme de Carlos Conceição automaticamente é candidato ao prémio Méliès de Ouro, de cinema fantástico.
A este prémio é também candidato o filme "O nosso reino", de Luís Costa, que venceu o Méliès de Prata de melhor curta-metragem este ano no Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa - MOTELX.
Carlos Conceição é ainda autor da longa "Serpentário" e de várias curtas-metragens, entre as quais "Versailles", "Boa noite Cinderela" e "Coelho Mau".
Este ano, o cinema de Carlos Conceição já esteve em retrospetiva no festival internacional Sicília Queer, em Itália.