Festival vai reunir filmes de países de língua portuguesa na Paraíba

por Agência LUSA

Dezenas de filmes de países de língua portuguesa vão ser exibidos num Festival de Cinema em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, no Nordeste do Brasil, entre os dias 04 a 13 de Maio, anunciaram hoje os organizadores.

Inscreveram-se na terceira edição do CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa mais de 500 filmes, "sinal da consolidação da cena cinematográfica lusófona", salientaram os organizadores num comunicado.

O Festival atribuirá os prémios Andorinha, Andorinha Digital, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro.

Para seleccionar os filmes e atribuir o Troféu Andorinha, na modalidade 35 mm, o principal do Festival, foi criada a Confraria do Cinema, formada por profissionais do sector dos diversos países de língua oficial portuguesa.

Os escolhidos para concorrer à categoria de "Melhor Filme" foram "O Céu de Suely" e "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias" (Brasil), "Coisa Ruim" (Portugal) e "O Jardim de Outro Homem" (Moçambique).

Disputam o prémio de "Melhor Realizador" Karin A´nouz ("O Céu de Suely" - Brasil), Pedro Costa ("Juventude em Marcha" - Portugal) e Sol de Carvalho ("O Jardim de Outro Homem" - Moçambique).

Foram indicados para a categoria "Melhor Actor" Matheus Nachtergaele ("A Concepção" - Brasil), Rogério Samora ("98 Octanas" - Portugal) e Evaristo Abreu ("O Jardim de Outro Homem" - Moçambique).

Para o prémio "Melhor Actriz" estão nomeadas Hermila Guedes ("O Céu de Suely" - Brasil), Ana Moreira ("Transe" - Portugal) e Gigliola Zacara ("O Jardim de Outro Homem" - Moçambique).

O festival vai distinguir igualmente as categorias de "Melhor Actor Coadjuvante", "Melhor Actriz Coadjuvante", "Melhor Roteiro", "Melhor Produtor", "Melhor Montagem", "Melhor Música", "Melhor Fotografia", "Melhor Direcção de Arte" e "Melhor Figurino".

Na categoria "Documentário", serão premiados o "Melhor Documentário", "Melhor Fotografia", "Melhor Montagem" e "Melhor Direcção".

"Do Luto A Luta" (Brasil) e "Lisboetas" (Portugal) são as duas obras que disputam a categoria de "Documentário" do CINEPORT, informaram os organizadores.

O Festival fará ainda uma homenagem especial ao realizador angolano Zezé Gamboa pelo filme "O Herói", exibido na primeira edição do CINEPORT, em 2004.

O Festival decorrerá na Cidade do Cinema, um espaço especialmente construído pelas autoridades locais, com duas tendas climatizadas para projecção, com capacidade para 600 pessoas.

O espaço inclui ainda restaurante, duas "lanchonetes", áreas de exposições, espectáculos musicais, livrarias, lojas de artesanatos, oficinas e acesso gratuito a Internet.

Criado em 2004, o CINEPORT tem como objectivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialectos falados nas nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em 2005, a primeira edição do Festival decorreu na cidade de Cataguases, no Estado de Minas Gerais, região Sudeste do Brasil, e a segunda edição, no ano passado, realizou-se em Lagos, no Algarve.

PUB