Em direto
Pós-legislativas. Presidente da República completa primeira ronda de audiências com partidos

Festival Eurovisão da Canção 2018 vai decorrer no Parque das Nações

por RTP
Gonçalo Reis, Fernando Medina, Daniel Deusdado, Nuno Artur Silva e Jean Philip De Tender Pedro A. Pina - RTP

O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Guimarães, em março. Vai ser a primeira vez em 16 anos que o Festival RTP da canção decorre fora de Lisboa.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.

"Estamos entuasiasmados. Sabemos a responsabilidade que temos. Sabemos a complexidade, a grandeza, os requisitos que temos. Mas também sabemos que a RTP, com os parceiros, cresce tipicamente para estas situações e vamos tirar o melhor partido" do festival, assegurou Gonçalo Reis.

Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade


O festival "Eurovisão é uma enorme montra para Portugal, para a cidade, para o setor da música, para a indústria dos conteúdos e também para a RTP. E portanto, é uma grande oportunidade para nos projetarmos a nível internacional", reforça o administrador da empresa pública.
Festival "mais económico dos últimos anos"
O presidente do Conselho de Administração da rádio e televisão públicas deixou esta garantia em entrevista ao Telejornal.

Gonçalo Reis considera que isso será possível transpondo os valores que marcaram a vitória de Salvador Sobral em 2017 para a organização do Festival da Eurovisão da Canção em Portugal. Valores como os do "autêntico, do simples, da elegância sobre o excesso de meios", refere o responsável da RTP.

Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade


A RTP assinou um protocolo com a auatraquia de Lisboa e com o Turismo da cidade que entrega a estas entidades o custo com os eventos na cidade.

Gonçalo Reis não esconde, no entanto, que este é uma organização com custos significativos, porque as exigências do Festival Eurovisão da Canção são grandes.

Lisboa como palco da final do Festival foi uma "escolha técnica e empresarial da RTP", refere o administrador, considerando que era o local que oferecia melhores condições e valências.
Portugal venceu pela primeira vez o Festival da Eurovisão, no passado dia 13 de maio, com a canção "Amar pelos dois", de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.

Portugal participou pela primeira vez no Festival da Eurovisão em 1964.
PUB