Festival de Vilar de Mouros arranca com quatro dias de música

por Lusa
Vilar de Mouros prepara-se para quatro dias de música Câmara Municipal de Caminha

O mais antigo festival de música português, Vilar de Mouros, em Caminha, começa esta quarta-feira com Limp Bizkit e Xutos & Pontapés, estendendo-se até sábado com um cartaz que inclui The Prodigy, James e Ornatos Violeta.

Este ano, o festival acontece em quatro dias, em vez dos habituais três e a organização espera juntar mais 10 mil pessoas às 60 mil que estiveram no recinto no ano passado.

O cartaz para hoje é composto pelos Limp Bizkit, Xutos & Pontapés, Enter Shikari, The Last Internationale e Micomaníacos.

Diogo Marques, da organização, revelou que uma das novidades deste ano é o “envolvimento dos patrocinadores nas atividades de animação dos festivaleiros, como por exemplo, no palco histórico, que acolheu nomes como U2 ou Elton John, entre tantos outros, que garantirá animação antes e depois dos concertos”.

Haverá ainda iniciativas no rio, "workshops" de canoagem, danças na praia fluvial e um supermercado no parque de campismo.

O parque de campismo, com capacidade para quatro mil tendas e com uma zona de "glamping" com mais de 100 tendas, abriu no domingo e já acolhe “várias centenas de pessoas”, número que a organização acredita que irá aumentar à medida que se aproximar o início do festival.

Preparamos essa zona de forma muito cuidada para que as pessoas tenham todas as comodidades que têm em suas casas. Os banhos de água quente, higiene as zonas de preparação de comida”, especificou.

Quisemos criar condições para que as pessoas venham não só passar um bom dia (no festival), mas umas férias em Vilar de Mouros, com atividades diversas ao longo do dia e noite”, reforçou.

O primeiro festival de música do país, que ainda hoje goza da fama do "Woodstock” à portuguesa, aconteceu em 1971 em Vilar de Mouros, tendo sofrido um interregno de oito anos, entre 2006 e 2014.

A 1.ª edição, em 1971, lançada pelo médico António Barge, contou com a presença, entre outros, de Elton John e Manfred Mann.

O passe para os quatro dias do festival custa 120 euros e para os dias 24, 25 e 26, 90 euros. O bilhete diário tem um custo de 45 euros.

pub