Fernando Pessoa no Castelo de S. Jorge

por Silvia Alves
Foto: Silvia Alves - RTP

Revisitar Fernando Pessoa, a sua obra e a sua Lisboa, a partir de um ponto da cidade que oferece uma vista de 360 graus sobre a mesma, 100 anos após a publicação de Lisbon Revisited, é o que se propõe no percurso "Fernando Pessoa no Castelo de São Jorge".

Um percurso através de um castelo que oferece uma vista única sobre a cidade.
Interna, e interiormente, o percurso é outro: trata-se de partir à (re)descoberta da obra e do autor múltiplo, em que se destaca a História do país, do escritor, de Lisboa, e de Pessoa dentro dela, o Tejo aos pés.
Quem desespera nesta Lisboa, que parece fugir-nos a cada novo turista que nos visita, tem neste passeio uma sensação reconfortante de reconquista da cidade, do lugar a que Pessoa pertenceu, e que tantas outras pessoas querem sentir como lugar de pertença. Um lugar que se mantém intacto, essa Lisboa de ontem e de hoje.

"Ó mágoa revisitada, Lisboa de outr’ora de hoje!"

Ricardo Belo de Morais, membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012, é investigador literário e escritor. Em torno de Pessoa, publicou O Quarto Alugado (2014) e Fernando Pessoa para todas as pessoas (2016).

Dos 360 graus de vista disponível do alto do Castelo de S. Jorge, escolhe aqueles que melhor ilustram a História de Portugal...


... os passos de Fernando Pessoa, os seus escritos – entre contradições, depressões, sublimações – Ricardo Belo de Morais releva a poesia e prosa através da leitura de excertos, revela pormenores desconhecidos, ou menos conhecidos, do autor e da obra.

Da Mensagem ao Livro do Desassossego, passando pelos outros heterónimos que vão aparecendo, até àquele Portugal que falta cumprir-se, através da língua e cultura portuguesas.

Este passeio literário repete-se no dia 12 de Agosto às 15 horas.

Às 10.30 tem lugar o percurso em Inglês.
PUB