A Feira Internacional do Livro de Guadalajara e o Festival Hay de Literatura e Artes foram distinguidos hoje, em Oviedo, Espanha, com o Prémio Princesa das Astúrias da Comunicação e Humanidades 2020, reconhecendo a sua importância para a Cultura.
O júri do prémio sublinha que os dois eventos representam "os pontos de encontro mais importantes do livro, os escritores, os leitores e a cultura no mundo".
A Feira de Guadalajara e o Festival Hay "reúnem uma grande variedade de públicos em torno da literatura e congregam centenas de milhares de visitantes por ano para incentivar o hábito de leitura entre eles" e "também contribuem decisivamente para reforçar as indústrias culturais e torná-las sustentáveis", realça ainda o jurado.
A Feira Internacional do Livro de Guadalajara foi impulsionada em 1987 pela universidade daquela cidade mexicana, tendo-se convertido num fenómeno literário universal, com uma enorme impacto popular e uma grande participação, constituindo um grande foco de projeção da língua espanhola.
É apresentada como a segunda maior feira do livro a nível mundial, a seguir à de Frankfurt, na Alemanha.
Portugal foi o convidado de honra da Feira de Guadalajara.