Londres, 04 Fev (Lusa) - Uma escultura de Edgar Degas (1834-1917) converteu-se terça-feira na obra deste tipo mais cara do artista, ao ser vendida por 14,7 milhões de euros num leilão da Sotheby`s em Londres.
"É um recorde para uma escultura do artista", confirmou um porta-voz da Sotheby`s, no final do leilão, com obras de arte impressionista e moderna.
A obra em questão, "Petite danseuse de quatorze ans", feita em cera entre 1879 e 1881, foi a única escultura exibida publicamente em vida do mestre impressionista.
A peça, posteriormente fundida em bronze e medindo pouco mais de um metro de altura, superou o preço estimado pela leiloeira (entre 9,9 e 13,2 milhões de euros).
A "pequena bailarina" pulverizou o anterior recorde para uma escultura do criador francês, que era de 8,64 milhões de euros pagos por "A bailarina de ballet" en 1999 num leilão da Sotheby`s em Nova Iorque, indicou a leiloeira.
Até agora, o proprietário da escultura era o filantropo britânico John Madejsky, conhecido pelas suas contribuições para importantes instituições culturais de Londres, como a Royal Academy of Arts e o museu Victoria & Albert.
Na opinião de Melanie Clore, co-presidente de arte moderna e impressionista da Sotheby`s, a "pequena bailarina" é "uma das esculturas mais importantes e icónicas de Edgar Degas".
Para Clore, a peça é muito apreciada pelos peritos devido "à natureza revolucionária da sua moderna forma escultural".
RMM.