
A Ernie Wilkins Almost Big Band abre hoje o Estoril Jazz, que comemora 25 anos a pensar nos amantes do futebol que poderão assistir em ecrã gigante à meia-final e final do Campeonato do Mundo.
Atento à "capacidade de mobilização do futebol", o director do festival, Duarte Mendonça, conjugou os concertos previstos para os dias da meia-final e da final do Campeonato Mundial de Futebol, sábado e domingo com transmissões em ecrã gigante, em ambiente de "garden party jazzístico/futebolístico".
O festival, que se prolonga até dia 16 de Julho, vai proporcionar no domingo um serviço de bufete para quem queira assistir ao jogo da final do Campeonato do Mundo de futebol entre os concertos do Trio de Dena DeRose e do Quarteto de Pat Martino.
Também no sábado, dia em que se disputa a meia-final da competição, haverá transmissão televisiva do jogo no Auditório Parque Palmela, a partir das 20:00, imediatamente antes do concerto de Ben Riley Monk Legacy, previsto para as 22:00.
O festival abre hoje com um concerto em que o trompetista Tim Hagens é o solista convidado da Ernie Wilkins Almost Big Band, composta unicamente por músicos dinamarqueses, alguns seleccionados pelo mentor, Ernie Wilkins, saxofonista-tenor da escola do bebop, falecido em 1999.
Pat Martino, considerado por Duarte Mendonça "um iminente guitarrista", actua em quarteto, domingo, com Rick Germanson (piano), Gregory Ryan (contrabaixo) e Scott Allen Robinson (bateria), num espectáculo que presta tributo ao guitarrista Wes Montgomery.
O trombonista Delfeayo Marsalis apresenta-se dia 14 de Julho com Clarence Johnson (saxofone tenor), Victor Atkins (piano), Delbert Félix (contrabaixo) e Jason Marsalis (bateria).
O director do Estoril Jazz sublinhou também à Lusa o regresso da pianista e cantora nova-iorquina Dena DeRose, dia 11 de Julho, no Casino Estoril, e dia 12 de Julho, no Hot Clube de Portugal, com Martin Wind (contrabaixo) e Matt Wilson (bateria).
O Quinteto de Gary Smulyan e Jeremy Pelt apresentam, em exclusivo para festival, dia 16 de Julho, um espectáculo que recria o lendário quinteto de hard bop do trompetista Donald Byrd e do saxofonista-barítono Pepper Adams.