Enrique Vila-Matas vence Prémio da Real Academia Espanhola

por Agência LUSA

O escritor catalão Enrique Vila-Matas é o vencedor do prémio da Real Academia Espanhola (RAE) 2006, pelo seu romance "Doctor Pasavento", anunciou a instituição.

O prémio, que consiste numa medalha de ouro e 25.000 euros, é entregue alternadamente à melhor obra de criação ou investigação científica ou literária do biénio precedente, escolhida de entre as candidaturas apresentadas pelas 22 A cademias da Língua Espanhola.

"Doctor Pasavento" é um romance que situa "o exercício de criação liter ária no centro da experiência humana" e valoriza-a "pelo seu exigente cuidado fo rmal e pelo que representa como decidida renovação da linguagem narrativa, na li nha das melhores tradições europeias e norte-americanas", indicou a RAE em comun icado.

Enrique Vila-Matas, nascido em Barcelona, em 1948, encerra, com o roman ce hoje premiado pela Academia, uma trilogia baseada na busca da identidade e na reflexão sobre o ofício de escritor.

O romance "Doctor Pasavento", editado em Espanha pela Anagrama e ainda sem tradução portuguesa, recebeu no passado mês de Abril o Prémio da Fundação Jo sé Manuel Lara Hernández, concedido por 12 editoras espanholas e no valor de 150 .000 euros.

A obra do escritor Enrique Vila-Matas está traduzida em várias línguas e foi distinguida com o prémio Cidade de Barcelona (por "Bartleby e Companhia", editado em Portugal pela Assírio & Alvim), o prémio Internacional de Novela Rómu lo Gallegos (por "A Viagem Vertical", também editado pela Assírio & Alvim) e o p rémio Herralde (por "O Mal de Montano", editado pela Teorema).

PUB