Dois livros de Valter Hugo Mãe entre os melhores do ano para o jornal o Globo
Rio de Janeiro, 30 dez (Lusa) - Os romances "O Remorso de Baltazar Serapião" e "A Máquina de Fazer Espanhóis", do escritor Valter Hugo Mãe, entraram para a lista dos melhores livros do ano pelo jornal brasileiro O Globo.
No suplemento de cultura, o jornal recorda que Valter Hugo Mãe desembarcou no Brasil em julho passado como um autor completamente desconhecido e voltou como um escritor consagrado entre os leitores brasileiros.
A conquista deu-se durante a Feira Literária de Paraty, a Flip, onde o escritor português seduziu o público com um discurso emocionado sobre sua relação com o Brasil.
O autor lançou durante a feira o segundo romance a chegar ao mercado brasileiro, "A Máquina de Fazer Espanhóís".
No início deste ano tinha sido editado "O Remorso de Baltazar Serapião", recebido com ampla cobertura mediática e bons comentários por parte da crítica brasileira.
Além dos dois título de Valter Hugo Mãe, na lista dos melhores para o jornal O Globo estão também "Poesia Completa", do brasileiro Lúcio Cardoso, "Museu do Romance da Eterna", do argentino Macedónio Fernández, "O Senhor do Lado Esquerdo", do brasileiro Alberto Mussa, "O Mal Ronda a Terra", do britânico Tony Judt, "Poemas", da polonesa Wislawa Szymborska, e "Diário da Queda", do brasileiro Michel Laub.
Entre as publicações do mundo académico ganharam destaque: "Literatura e Afrodescendência no Brasil" e "Geografia Histórica do Rio de Janeiro".