Dezasseis festivais de cinema receberão 800.000 euros em concurso de 2014 - ICA

por Lusa

Lisboa, 29 dez (Lusa) - Dezasseis festivais portugueses de cinema vão receber um total de 800.000 euros, no âmbito do apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual, mas apenas um - o Curtas de Vila do Conde - receberá o montante pedido.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, o Festival Internacional de Cinema Curtas Vila do Conde, que acontece anualmente em julho, receberá 100.000 euros, o montante solicitado na candidatura.

Este concurso de apoio à realização de festivais é plurianual, ou seja, os 800.000 euros serão repartidos por três anos, para cada uma das entidades apoiadas.

Além do Curtas Vila do Conde, os dois festivais que recebem mais apoio, tendo em conta o montante solicitado pelas respetivas organizações, são o Doclisboa, com 97.500 euros, e o IndieLisboa, com 94.000 euros.

Entre os contemplados estão, por exemplo, o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, o Fantasporto, o Queer, o Festróia, os Caminhos do Cinema Português e os Encontros de Cinema de Viana, embora com apoio financeiro inferior solicitado, em alguns casos menos de metade.

De fora deste concurso ficaram três festivais de cinema que tinham apresentado candidatura: A Festa do Cinema Italiano, o Fuso - Anual de Vídeo Artes Internacional de Lisboa e o Panazorean International Film Festival.

De acordo com os regulamentos deste subprograma, um dos requisitos para que um festival de cinema receba apoio financeiro é o número mínimo de espetadores registados na edição anterior, entre os 2.500 e os 5.000, consoante o concelho onde se realiza.

O júri tem ainda em consideração critérios como o historial do festival, a consistência da programação, a inclusão de cinema português e a revelação de novos talentos.

De acordo com o plano de investimento do ICA, estão ainda por concluir vários concursos referentes a 2014 e ainda não foi publicado o calendário de apoios referente a 2015.

 

Tópicos
PUB