O quarteto do contrabaixista norte-americano Buster Williams actua sexta-feira no auditório do Parque Palmela, no começo do 26.º Festival Estoril Jazz, que a organização define como um dos mais diversificados de sempre.
Durante quase trinta anos, Buster Williams acompanhou dezenas de músicos sonantes do jazz até ao dia em que decidiu gravar em nome próprio, em finais dos anos 1980, o álbum "Something More", que deu origem a um quinteto com o mesmo nome. Em 2004 editou o álbum "Griot Liberté".
O Estoril Jazz decorrerá de 06 a 08 e de 13 a 15 de Julho com propostas entre o jazz mais clássico e as propostas mais "avant-garde", como explicou o promotor do festival, Duarte Mendonça, à agência Lusa.
Do cartaz deste ano, "o mais caro de todas as edições", destaca-se a actuação, no domingo, do San Francisco Jazz Collective, uma formação com oito músicos lançada em 2004 por ocasião do festival San Francisco Jazz.
Entre os músicos do colectivo contam-se o saxofonista Joe Lovano, o trompetista Dave Douglas e a pianista Renee Rosnes.
No dia 14 destaca-se a estreia do barítono Kurt Elling, que Duarte Mendonça elege como "o melhor cantor de jazz da actualidade".
O trio do saxofonista Joshua Redman (dia 13) e o trompetista português Laurent Filipe, dia 10 no Casino Estoril e no dia 14 no parque Palmela, também integram o cartaz.
A fechar, no dia 15 de Julho, Duarte Mendonça juntará músicos que, à partida, não tocaram juntos, na iniciativa "Jazz at Palmela Park".
Este ano, o concerto de encerramento juntará os músicos Wycliffe Gordon, Terell Stafford, Jesse Davis, Grant Stewart, o trio de Cyrus Chestnut, Art Themen e Roy McCurdy.
Aproveitando a ida ao Estoril Jazz, o saxofonista Art Themen actua nos dias 11 e 12 de Julho no Hot Clube de Portugal com o trio de Filipe Melo.