Concerto de Leonard Cohen em Portugal no Passeio Marítimo de Algés, bilhetes à venda

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 26 Mar (Lusa) - O cantor canadiano Leonard Cohen actua a 19 de Julho no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, e os bilhetes são colocados hoje à venda por 35 euros, revelou à Lusa a promotora Everything is New.

Este concerto será ao ar livre no mesmo espaço onde decorrerá o festival Alive!, com capacidade para 40 mil pessoas, e faz parte de uma digressão mundial de Cohen que põe fim a 15 anos de ausência dos palcos internacionais.

O cantor tinha anunciado esta digressão no início de Março, mas só hoje a promotora portuguesa confirmou a actuação e o preço dos bilhetes, embora tenha circulado informação na Internet de que o preço dos ingressos ultrapassaria os cem euros.

Esta será a terceira actuação de Leonard Cohen em Portugal, depois de se ter estreado em 1985 e de ter regressado em 1988, e segundo a promotora ultrapassará as duas horas de duração.

Na denominada "World Tour 2008-2009" o destaque vai ainda para as actuações de Leonard Cohen no festival Glastonbury, no Reino Unido, a 29 de Junho, no festival de jazz de Montreux, na Suíça, a 08 de Julho, e no festival de Benicassim, em Espanha, a 20 de Julho.

Na estrada, Leonard Cohen estará acompanhado pelos músicos Roscoe Beck, Neil Larsen, Bob Metzger, Javier Mas, Christine Wu, Rafael Gayol e Dino Soldo.

De acordo com o site oficial do músico, a cantora Anjani Thomas, que tem trabalhado com Cohen, irá assegurar a primeira parte de alguns dos concertos, mas nada está confirmado para o concerto em Portugal.

Leonard Cohen, 73 anos, é considerado um dos maiores escritores de canções folk da segunda metade do século XX, autor de músicas que versam sobre amor, espiritualidade, religião ou sexo, "embrulhadas" em soturnidade, melancolia, cinismo e provocação.

Os álbuns "Songs of Leonard Cohen" (1967), que incluem os temas "So long, Marianne", "Sisters of Mercy" e "Songs of love and hate" (1971), são dois dos mais importantes da discografia de Cohen.

Em 2007, a editora Sony/BMG lançou versões remasterizadas destes álbuns, assim como de "Songs of a room" (1969), os três primeiros discos da carreira de Cohen.

Em 2001 lançou o álbum "Ten New Songs" e três anos depois "Dear Heather".

Em 2006 publicou o livro de poemas "Book of longing", o primeiro em 22 anos, para o qual o compositor Philip Glass gravou um disco com o mesmo nome.

Em Portugal estão publicados os livros "Filhos da Neve" e "O Jogo preferido", o primeiro romance de Cohen, escrito em 1963.

A 10 de Março Leonard Cohen ingressou no Rock and Roll Hall of Fame, em Nova Iorque, numa cerimónia apadrinhada por Lou Reed.

SS.


PUB