A colecção de arte de David Bowie vai ser mostrada ao público pela primeira vez. Cerca de 300 obras de artistas famosos vão ficar expostas na Sotheby´s em Londres, até serem vendidas num leilão agendado para Novembro.
A sua colecção de arte que reúne obras de artistas como Damien Hirst, Henry Moore e Marcel Duchamp vai ser exposta na famosa leiloeira londrina Sotheby´s, antes de ser leiloada em Novembro.
“A colecção oferece uma perspetiva única sobre o mundo pessoal de um dos maiores espíritos criativos do século XX”, referiu Oliver Barker, o responsável da Sotheby´s na Europa.
A maioria das cerca de 300 obras é do século XX e pertence a artistas britânicos. Entre a colecção estão quadros de Peter Lanyon (à esquerda na foto) e Frank Auerbach (à direita na foto).
O artista e escritor Matthew Collings pensa que que o conjunto de obras reflete a personalidade de Bowie, “eu caracterizo-a como boémia, arte expressiva e romântica que está cheia de sentimentos”.
Com o leilão a Shoteby´s espera arrecadar 10 milhões de libras, o equivalente a quase 12 milhões de euros.
Calcula-se que o lote mais valioso seja de obras do pintor graffiti-style americano, Jean-Michel Basquiat.
O montante da venda vai para a família de Bowie que decidiu vender a colecção, não por falta de dinheiro, mas apenas por falta de espaço.