A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, exibe pela primeira vez os filmes “Crepúsculo vermelho” e “The woman I love”, de Anatole Litvak, num dia dedicado a clássicos de Hollywood, que também inclui obras dirigidas por Howard Hawks e Ernst Lubitsch.
A programação inclui ainda “A loja da esquina”, de 1940, com Margaret Sullavan e James Stewart, “um prodígio de perfeição” de Ernst Lubitsch, realizador de origem alemã que ridicularizou Hitler e o fascismo com obras como “Ser ou não ser”. O filme inspirou outras produções na história do cinema, como “Você tem uma mensagem” (1998), de Nora Ephron, com Tom Hanks e Meg Ryan.
Quanto a “Crepúsculo vermelho”, um filme de 1959, com Deborak Kerr e Yul Breyner, centra-se num grupo de pessoas que tenta abandonar a Hungria, quando a revolta de 1956 é dominada por Moscovo, numa história cheia de ressonâncias políticas que mantêm atualidade. No âmbito do ciclo dedicado ao cineasta de origem ucraniana, é também projetado “The woman I love”, de 1937, um dos seus primeiros filmes nos Estados Unidos, com Paul Muni e Miriam Hopkins.