Cinco bandas portuguesas e espanholas participam no "Celtirock"

por Agência LUSA

Cinco grupos portugueses e espanhóis de música tradicional celta e de rock participam, entre 29 e 30, na segunda edição do Festival Internacional de Música Celta que se realiza em Montalegre, anunciou hoje fonte da organização.

Com organização da Invensons - Associação Cultural e Recreativa de Montalegre, o "Celtirock" aposta na "na mestiçagem entre o tradicional/celta e o rock, de forma a conseguir captar um público mais vasto e, ao mesmo tempo, criar uma imagem de marca que permita a afirmação do festival".

Ao palco instalado na zona envolvente ao Castelo de Montalegre vão subir os Beltane (Portugal), os Cempés (Galiza), Babieca (Madrid), Abraxas (Castela e Leão) e Skanda (Astúrias).

Como complemento os visitantes poderão participar numa feira do disco/livro celta e assistir a animações de rua, que estará a cargo dos Gaiteiros de Pitões das Júnias e do grupo de Tamborileiros de Montalegre.

Paralelamente realiza-se a primeira feira Celta, que pretende recriar a cultura castreja do século II A.C., nos primórdios da romanização, na região galaico-portuguesa.

No recinto vão ser instaladas tendas, um acampamento castrense e, os visitantes poderão assistir a peças de teatro, artes de circo, uma mostra de armas, assalto ao Castro, malabarismos, exercícios de fogo, tiro com arco e recriação de um jantar celta.

A animação estará por conta do Teatro Viv`arte, Vá de Folia, Strella do Dia, e Pifaradas e Zambumbadas.

PUB