Cientistas protestam por melhores condições laborais

por Lusa
Cientistas deixam os laboratórios e saem à rua Dan Himbrechts - EPA

Cientistas vão manifestar-se em Lisboa, contra a precariedade laboral, um protesto que juntará vários sindicatos e organizações numa marcha entre o Ministério da Ciência e a Assembleia da República.

A manifestação, num dia em que também se realiza uma greve, começa com uma concentração em frente ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, segue em direção à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia e termina junto à Assembleia da República.

Os profissionais exigem uma "resposta efetiva e imediata que ponha fim à precarização dos vínculos que abrangem investigadores, falsos docentes convidados, gestores e comunicadores de ciência e técnicos de investigação".

O protesto é promovido por várias estruturas, incluindo o Sindicato Nacional do Ensino Superior, Federação Nacional dos Professores, Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, Organização dos Trabalhadores Científicos, Associação dos Bolseiros de Investigação Científica e Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis.

PUB