Chris Rock ainda está a "processar" a chapada. Will Smith alvo de processo disciplinar

por Cristina Sambado - RTP
Reuters

O comediante Chris Rock, nos primeiros comentários públicos desde levou uma chapada do ator durante a cerimónia de entrega dos Óscares no passado domingo, afirmou que está "ainda a processar" o incidente. A Academia dos Óscares já deu início a um processo disciplinar contra Will Smith.

Chris Rock diz que não percebeu muito bem o que se passou. O comediante levou uma chapada de Will Smith, depois de ter feito uma piada sobre a mulher do ator.

No primeiro de dois espetáculos no Teatro Wilbur em Boston, onde foi ovacionado pelo público, Rock começou por questionar os espetadores sobre “Como foi o seu fim de semana?”.

Ainda estou a processar o que aconteceu, por isso a dada altura falo sobre essa merda”, afirmou o comediante à plateia. “Vai ser sério. Vai ser engraçado, mas agora vou contar algumas piadas”. Após a chapada que repercutiu em todo o mundo, o preço dos ingressos para o espetáculo "Ego Death Tour" aumentou. Os bilhetes que custavam 61 dólares passaram para quase 1000.

“Deixem-me ser todo nebuloso e merdoso”, acrescentou com lágrimas nos olhos. “Não tenho um monte de merda para dizer sobre isso, por isso, se vieste aqui para isso…”, frisou, fazendo uma pausa. “Eu tinha escrito um espetáculo inteiro antes deste fim de semana. E ainda estou a processar o que aconteceu”.

O comediante, que está a realizar uma tournée com o espetáculo "Ego Death Tour", continuou a sua atuação. Cerca de uma hora depois regressou ao palco para uma segunda apresentação e mais uma vez foi ovacionado de pé reiterando que planeia falar mais detalhadamente sobre o incidente na noite dos Óscares noutra altura.

Alguns dos espetadores ficaram desapontados por Cris Rock não ter retaliado verbalmente contra Will Smith.
Processo a Will SmithWill Smith recusou-se a abandonar a cerimónia dos Óscares após ter esbofeteado Chris Rock, como lhe foi solicitado. A Academia de Cinema dos Estados Unidos anunciou, na quarta-feira, que deu início a um processo disciplinar contra Will Smith.

“Desejamos deixar claro que Will Smith foi convidado a abandonar a cerimónia, algo que recusou. Reconhecemos que podíamos ter tratado a situação de forma diferente”, revelou a Academia em comunicado.Harvey Weinstein, o magnata de Hollywood condenado por violação e agressão sexual, foi expulso da Academia no auge do movimento #MeToo em 2017. Alguns meses depois, a Academia também expulsou o realizador Roman Polanski e o actor Bill Cosby.

O conselho de administração reuniu-se na quarta-feira e “iniciou um processo disciplinar contra Will Smith por violação das regras da Academia, que incluem contacto físico inadequado, conduta abusiva ou insegura e comprometimento da integridade da Academia”.

Will Smith tem agora 15 dias “para dar uma resposta por escrito”.

A possível “ação disciplinar” vai ser discutida numa reunião marcada para 18 de abril e poderá incluir a suspensão ou expulsão de Will Smith da Academia, que tem quase 10 mil membros.
PUB