Cesária Évora, Janita Salomé e Sal dão música a Encontro de Culturas em Serpa

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, Janita Salomé e o novo grupo português Sal são os "cabeças de cartaz" da "banda sonora" do quarto Encontro de Culturas do concelho alentejano de Serpa, que começa sexta-feira.

Promovido pelo município local, o encontro decorre até 10 de Junho no centro histórico da cidade alentejana e inclui música, dança, artes de rua, gastronomia e outras expressões culturais e artísticas de Portugal e do estrangeiro.

De acordo com a autarquia, o encontro pretende "promover a cultura enquanto factor de união entre os povos, trocando experiências e divulgando a diversidade de manifestações culturais de todo o mundo".

Neste sentido, o encontro divulga as práticas culturais de Serpa, de outras regiões portuguesas e dos países com os quais o município tem laços de cooperação.

Cesária Évora marca o "pontapé de saída" do encontro, num espectáculo sexta-feira, às 22:00, na Praça da República, onde a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo apresentará o seu último álbum "Rogamar".

Com 64 anos e 11 álbuns editados, Cesária Évora, que nasceu no Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, é considerada pela crítica especializada como "a rainha da morna", canção tradicional cabo-verdiana.

A "diva dos pés descalços", como a apelida a imprensa, foi distinguida em Abril com a Legião de Honra de França pelo então presidente francês, Jacques Chirac, e já conta com um Grammy na área de "world music" contemporânea, que recebeu em 2004.

No sábado, Janita Salomé, considerado "um dos expoentes máximos da música de raiz popular portuguesa", actua também às 22:00, na Praça da República, para apresentar "Vinho dos Amantes", o seu mais recente álbum.

Neste disco, Janita afasta-se da raiz melódica mediterrânica, alentejana e andaluza habitual nos seus trabalhos para cantar 11 poemas de louvor "ao néctar dos deuses" escritos por autores como o francês Charles Baudelaire, o chinês Li Bai e a portuguesa Hélia Correia.

Na mesma noite, mas às 23:30, o Espaço da Nora vai ser "palco" de um "encontro" entre a viola brasileira caipira e a alentejana campaniça, num espectáculo com o "violeiro" brasileiro Chico Lobo e o tocador alentejano Pedro Mestre.

O novo grupo Sal, fundado pelos músicos dos Madredeus Fernando Júdice (baixo) e José Peixoto (guitarra) e que conta com a fadista Ana Sofia Varela e o percussionista Vicki, actua dia 08 de Junho.

Neste espectáculo, o grupo vai apresentar o seu primeiro álbum de originais que cruza "música de raiz ibérica" com a "melhor tradição do fado", sem esquecer a "dimensão atlântica" da lusofonia.

O espectáculo "O Homem que à Terra Canta", com vozes, violas e guitarras de Portugal, Brasil e Espanha (dia 07 de Junho), a cantora folk mexicana Maria Inés Ochoa (dia 09 de Junho) e vários grupos tradicionais da região, de outras zonas do país e do Brasil, são outras das presenças nos palcos do IV Encontro de Culturas.

Além da música, outro dos pontos fortes do encontro é o Mercado Cultural/ Espaço Gastronómico nas ruas de Serpa, entre 07 e 10 de Junho, com expositores de produtos relacionados com a gastronomia e expressões culturais de Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha e Portugal.

Um desfile etnográfico de grupos corais pelas principais ruas de Serpa, sábado ao final da tarde, oficinas de dança afro-tribal, animações de rua, uma noite mineira e outra cubana são outras das ofertas do encontro.

PUB