Cendrev estreia este ano quatro novas peças no Garcia Resende

por Agência LUSA

O Centro Dramático de Évora (Cendrev) estreia este ano quatro novas produções no Teatro Garcia de Resende, duas delas baseadas em textos do dramaturgo italiano Carlo Goldoni, numa homenagem pelos 300 anos do seu nascimento.

A programação divulgada pelo Cendrev para este ano inclui ainda a reposição da peça "Um Inimigo do Povo", de Henrik Ibsen, actuações no país e no estrangeiro dos tradicionais bonecos de Santo Aleixo e a realização do V Encontro de Teatro Ibérico e da 10ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que celebra duas décadas.

O novo repertório da companhia teatral alentejana é estreado já em Fevereiro, com a montagem de "As Cozinheiras", baseada num dos dois textos "assinados" pelo dramaturgo Carlo Goldoni que o Cendrev vai colocar em palco.

O outro, "A Guerra", é apresentado no Garcia de Resende em Outubro, sendo ambas as peças encenadas por José Peixoto, em co- produção com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro dos Aloés.

Estas duas montagens, explica o Cendrev, pretendem homenagear Carlo Goldoni (1707-1793), dramaturgo italiano nascido há 300 anos e considerado um dos maiores autores europeus de teatro.

O mês de Maio acolhe a apresentação de "Além as Estrelas são a nossa Casa", de Abel Neves, com encenação de José Russo, enquanto que, no final do ano, o Cendrev volta a centrar-se na dramaturgia de Armando Nascimento Rosa, com o ciclo de trabalho (encetado com peças anteriores) a abranger uma nova produção, "Cabaret de Ofélia".

Já a peça "Um Inimigo do Povo", do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, estreada pela companhia no ano passado, regressa ao Teatro Garcia de Resende, que vai estar de portas abertas a toda a população, no Dia do Teatro, a 27 de Março.

A reposição desta produção vai ocorrer na sequência de uma digressão nacional que levará o Cendrev ao Teatro da Malaposta, ao Centro Cultural de Redondo, ao Teatro Circo de Braga, ao Teatro Municipal de Almada e ao Teatro Curvo Semedo de Montemor-o-Novo.

Ainda durante 2007, a companhia teatral alentejana vai promover o V Encontro de Teatro Ibérico, a realizar em data ainda não divulgada, e a 10ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora, de 05 a 10 de Junho, no ano em que o certame assinala duas décadas de existência.

PUB