Cantora Beyoncé acusada de plágio pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 10 out (Lusa) - A coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker acusou a cantora norte-americana Beyoncé Knowles de plagiar dois dos seus espetáculos no mais recente teledisco e pediu ao advogado para avaliar a possibilidade de um processo judicial.

Johanne De Bie, porta-voz da companhia de Keersmaeker disse hoje à agência noticiosa francesa AFP que o teledisco "Countdown", de Beyoncé, foi analisado e encontraram "muitas semelhanças" com o filme que o realizador Thierry De Mey fez em 1997 de "Rosas danse Rosas", uma das mais célebres criações da coreógrafa.

"Entregámos o assunto ao nosso advogado para verificar quais são os nossos direitos", acrescentou a porta-voz da companhia, que encontrou uma grande parecença entre a versão do filme e o mais recente teledisco de Beyoncé, tanto nos adereços como nas roupas e nos movimentos realizados.

Anne Teresa De Keersmaeker, uma das coreógrafas mais conceituadas da atualidade, já afirmou a uma rádio belga que nunca foi contactada por Beyoncé: "É um verdadeiro plágio", comentou.

A criadora vai estar em Portugal em 2012 para a apresentação de uma retrospetiva da obra e uma nova criação no Centro Cultural de Belém (CCB).

Além de ter sido convidada para artista associada à nova temporada do CCB - a primeira estrangeira -, a coreógrafa irá fazer uma residência no espaço para a conceção da peça para estreia mundial em junho de 2012.

De Anne Teresa de Keersmaeker serão apresentados no CCB, em fevereiro de 2012 o projeto "Early Works" (Primeiras Obras"), com as coreografias "Fase - Four Movements to the Music of Steve Reich" (1982), "Rosas danst Rosas" (1983), "Elena´s Aria" (1984) e "Bártok/Mikrokosmos" (1986).

A coreógrafa belga apresentará também três peças no Teatro Camões, no âmbito da temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB), em outubro e novembro de 2012: "Grosse Fugue", "Noite Transfigurada" e outra obra, ainda a anunciar.

A CNB será a segunda companhia no mundo a interpretar obras da coreógrafa, que apenas tem trabalhado com a própria companhia.

Só no início deste ano Anne Teresa de Keersmaeker autorizou que o Ballet da Ópera de Paris dançasse a coreografia "Rain", uma das peças mais emblemáticas da criadora.

AG.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB