O cantor e compositor brasileiro Martinho da Vila, cujo nome surge associado aos ritmos brasileiros, com destaque para o samba, actua sexta-feira em Serpa, na abertura da Feira de Desenvolvimento e Tradição, anunciou hoje a autarquia.
O espectáculo de arranque do certame, que se prolonga até domingo, no Parque de Feiras e Exposições local, está agendado para as 22:00 e promete convidar para um "pé de dança" os numerosos visitantes esperados.
Segundo a autarquia, que organiza a feira, o brasileiro deverá apresentar em terras alentejanas o seu mais recente trabalho "Lusofonia", lançado em 2000, que reúne músicas de todos os países de língua portuguesa.
Antes do concerto do músico brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, está prevista a actuação do grupo Evergreen (21:00), sendo a música uma constante da Feira de Desenvolvimento e Tradição, estando previstos outros espectáculos durante o fim-de-semana.
A Fanfarra NemFánemFum, pioneira em Portugal no campo das bandas de rua, com um repertório que cruza ritmos e influências do jazz ao pop, passando pela música russa, judaica, afro-americana e latina, sobe ao palco no sábado à noite, seguindo-se a actuação dos Anjos.
Quanto à noite de domingo, além do espectáculo do agrupamento Gaita Foleiros, os adeptos dos "quentes" ritmos do Caribe poderão dançar ao som dos Los Crazy de la Salsa, um grupo de músicos cubanos radicados em Portugal.
Formado em 2000, o agrupamento é constituído por oito elementos e apresenta um espectáculo de sabor tropical, onde cantam e dançam ao ritmo do chá-chá-chá, mambo, bolero, merengue, bachata e salsa cubana.
Porto, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Viseu, Leiria, Almodôvar, Trofa e Maia são algumas das cidades que já os receberam, além de Serpa, que visitam pela segunda vez este ano.
Excluindo o capítulo musical, a Feira de Desenvolvimento e Tradição de Serpa aposta na promoção das actividades económicas do concelho, contando este ano com mais de meia centena de expositores.
Artesanato, gastronomia e agricultura são os sectores com maior representação no evento que, segundo a autarquia, pretende mostrar que é possível combinar "tradição com inovação", decorrendo em paralelo com a feira anual da cidade.
"Como o nome indica, a feira serve para valorizar e promover os produtos tradicionais locais, bem como as novas actividades empresariais estabelecidas no concelho", refere a edilidade.
Como forma de incentivar as deslocações ao certame, a Câmara Municipal vai disponibilizar, nos três dias, um autocarro para transportar os habitantes e turistas, gratuitamente, dos principais pontos da cidade para o recinto do Parque de Feiras e Exposições.