"Cante ao Menino" mostra Amor ao Alentejo em Lisboa

por Arlinda Brandão - Antena 1

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

No ano em que se comemora os dez anos da classificação do Cante como Património Cultural Imaterial da UNESCO, as modas tradicionais alentejanas de Natal, Janeiras e Reis vão ouvir-se cantadas por quem vive em Lisboa. Vão atuar o Grupo Coral e Etnográfico Alentejano da Junta de Freguesia de Alcântara e o Coral Alentejano da Casa da Cultura da Ajuda. São concertos de Natal na Igreja da Ajuda e na Igreja de Alcântara.

Os dois grupos de Cante da capital, nasceram há oito anos e têm uma intervenção também nas áreas da etnografia e costumes, bem como uma parte lúdica e recreativa com a sua participação comunitária.


Ao todo, são mais de meia centena de participantes, grupos mistos em que cantam homens e mulheres, a maior parte com raízes no Alentejo. Vinte por cento são de Lisboa e partilham o gosto pelo Cante.


O grande desafio que se coloca é o rejuvenescimento destes dois grupos de Cante, que contam com oito jovens, mas que querem cativar as novas gerações para preservar este legado.


A Antena 1 mostra este amor ao Alentejo que sai destas vozes que querem preservar a conquista do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.


Cante ao Menino na Capital pode ser ouvido este sábado na Igreja de de Alcântara, às 17h30, e na Igreja da Ajuda, às 19h00.
PUB