Brasileiro José Padilha vai fazer filme sobre história verídica de traficante de droga
Lisboa, 18 Jul (Lusa) - O realizador brasileiro José Padilha, autor de "Tropa de elite", vai escrever e rodar o filme "Marching Powder", um drama sobre tráfico de droga na América Latina com o actor Don Cheandle no papel principal.
De acordo com a revista norte-americana Variety, o filme é inspirado num livro de memórias escrito por Rusty Young, que conta a história verídica de Thomas McFadden, que se tornou traficante de droga, foi detido na Bolívia e enviado para uma prisão onde o suborno era prática corrente.
O actor Don Cheadle, protagonista de "Hotel Ruanda", interpretará o papel de Thomas McFadden e ainda irá produzir o filme, em parceria com Brad Pitt, David Guy Levy e Benjamin Goldhirsh.
José Padilha venceu em Fevereiro o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim com o filme "Tropa de Elite", um filme polémico sobre a acção da tropa de elite do Rio nas favelas do Rio de Janeiro.
Na altura da exibição de "Tropa de Elite" em Berlim, a revista Variety descreveu-o como um "filme de recrutamento sobre assassinos fascistas".
Antes de se ter estreado no Brasil, em Setembro de 2007, o filme andou a circular na Internet, tendo sido feitas mais de 11 milhões de cópias piratas.
Nas salas de cinema, o filme foi visto por mais de dois milhões de espectadores, liderando o ranking de 2007 no Brasil.
Em Portugal, na semana de estreia, entre os dias 10 e 16 de Julho, "Tropa de Elite" foi o quinto filme mais visto, com 12.382 espectadores.
SS.