Bob Brookmeyer e New Art Orchestra em concerto sexta-feira na Culturgest
Bob Brookmeyer e a New Art Orchestra (NAO), que integra 18 músicos de nove países, apresentam-se, sexta- feira, na Culturgest, Lisboa, numa iniciativa em parceria com a XIV edição do Guimarães Jazz 2005, informou hoje a Culturgest.
Um dia depois do concerto no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o trombonista norte-americano Bob Brookmeyer - que se estreou em Portugal no 11º Festival de Jazz do Porto, em 2001 - e a NAO interpretarão 12 temas.
Do programa do espectáculo na Culturgest pontuam os temas "Over Here", "Idyll", "Song, Sing, Sung", "Lovely", "Spirit Music (excerto)", "Boom Boom", "Get Well Soon", "Fireflies", "Cameo", "Spirit Music (excerto)", "Elegy" e "Seesaw".
Bob Brookmeyer, que alguns especialistas de jazz consideram um dos mais importantes compositores da actualidade e que se tornou um trombonista conhecido em 1953 quando começou a tocar com Stan Getz, lecciona Composição no Conservatório de New England, em Boston, além de compor e dirigir a New Art Orchestra (NAO).
Nascida em Julho de 1994 no Festival de Música de Schleswig- Holstein, em Lübeck, Alemanha - criado em 1986 por Leonard Bernestein -, a Bob Brookmeyer New Art Orchestra é, nas palavras do trombonista que a fundou, "uma contribuição para tornar o jazz uma música do mundo" já que é formada por músicos oriundos de vários países.
Além de Bob Brookmeyer na direcção, composição, arranjos e no trombone de pistões, a New Art Orchestra integra cinco saxofonistas, cinco trompetistas, quatro trombonistas, sintetizador, piano, contrabaixo e bateria (um cada).