Braga, 19 abr (Lusa) -- O velho binóculo do Santuário do Bom Jesus estará de novo operacional antes de junho, permitindo que se volte a ver Braga por um canudo, garantiu hoje o presidente da confraria.
Segundo João Varanda, o binóculo será recolocado no seu lugar de sempre mas "em condições de segurança", para não voltar a ser vandalizado, como aconteceu com as anteriores lentes.
"Antes de junho vai lá estar", assegurou.
Junto ao canudo, haverá permanentemente um funcionário, "quer para o manipular, quer para velar por ele".
Uma outra fonte da Confraria do Bom Jesus disse que o binóculo "tem seguramente pelo menos 100 anos", mas há sete ou oito foi retirado do local onde sempre esteve, por ter deixado de funcionar, após as lentes terem sido partidas.
A mesma fonte admitiu que ficaria mais barato comprar um binóculo novo do que reparar aquele, mas mesmo assim a opção foi manter o original.
"As pessoas garantiam que daqui se via perfeitamente para a Arcada, no centro da cidade, e que se conseguia distinguir a cara das pessoas ou ler a matrícula dos carros", acrescentou.
Carlos Jerónimo, responsável pelo projeto de recuperação do "canudo", disse que ao longo dos tempos o telescópio foi sendo reparado por pessoas que não eram especialistas na matéria, causando "danos em cima de danos" ao equipamento.
Objetivas incorretamente posicionadas e a ocular indevidamente soldada foram algumas das anomalias detetadas.
O principal problema foi encontrar no mercado lentes com aquelas características, mas a solução terá sido encontrada na Índia.
"Vamos ter o `canudo` a funcionar nas mesmas condições para as quais foi projetado", assegurou.