"Atrás das nuvens", de Jorge Queiroga, conquista prémio em festival sueco
Lisboa, 15 Abr (Lusa) - O filme "Atrás das nuvens", do realizador Jorge Queiroga, obteve uma Menção Honrosa, atribuída ao segundo melhor filme, no Festival Internacional de Cinema Júnior de Estocolmo, em que competiram 20 longas-metragens.
"`Atrás das Nuvens` - na opinião do júri - é um filme bonito e honesto que nos faz viajar para outros mundos. Mostra-nos doces memórias, mas também as partes mais trágicas e tristes da vida. O filme tem um final forte que nos mostra a importância do perdão".
Rodado em Lisboa e no Alentejo em 2005, o filme, a primeira longa-metragem do realizador, tem Nicolau Breyner e Ruben Leonardo nos principais papéis e conta a história de um rapaz de 12 anos que decide partir de casa em busca do avô.
Estreado em Maio do ano passado em Portugal, "Atrás das nuvens" fez desde então um percurso internacional marcado pela obtenção de importantes prémios em vários dos festivais em que participou.
Jorge Queiroga, 43 anos, foi assistente de realização e nos últimos anos tem trabalhado sobretudo na televisão, assinando a realização de séries como "Pensão Estrela", "Fura Vidas" e "Malucos do Riso".
São ainda de sua autoria o telefilme "Amor Perdido", exibido na SIC, e as curtas-metragens "A viagem" (1993) e "Part Time" (2002).
RMM.
Lusa/Fim