Astérix regressa às livrarias em outubro

por Christopher Marques, RTP
Depois de “Astérix entre os Pictos”, as aventuras dos irredutíveis gauleses regressam às bancas em outubro pelas mãos de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. Benoit Tessier, Reuters

“Estamos no ano 50 a.C.. Toda a Gália está ocupada pelos Romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses resiste agora e sempre ao invasor.” É um dos textos introdutórios mais conhecidos da banda desenhada mundial. Voltará a ser publicado a 22 de outubro deste ano, naquele que será o 36º álbum das aventuras de Astérix.

Está anunciado o regresso do gaulês mais famoso do mundo. O 36º álbum das aventuras de Astérix será lançado ainda este ano, através de uma operação que irá decorrer simultaneamente em todo o mundo.

O anúncio foi realizado no Festival de Banda Desenhada de Angoulême em França. O argumento do novo álbum é da responsabilidade de Jean-Yves Ferri, com os desenhos a serem concretizados por Didier Conrad. Será o segundo livro dos dois autores, depois de “Astérix entre os Pictos” lançado em outubro de 2013.



A saga de Astérix é da autoria de Albert Uderzo e René Goscinny, tendo sido originalmente publicada na revista Pilote em 1959. Uderzo acabou por assumir a responsabilidade total pela obra desde o falecimento de Goscinny em 1977.

Em 2013, Uderzo passou a pasta a Conrad e Ferri, assegurando a sobrevivência da icónica personagem.

Segundo o Le Figaro, os autores não quiseram desvendar qual será o enredo da história.

No entanto, revelaram que será respeitada a tradição seguida por Uderzo e Goscinny que prevê que o local onde a ação se realiza seja intercalada: um episódio na Gália, um episódio noutro país. A ação de “Astérix entre os Pictos” estava centrada na atual Escócia, pelo que Astérix e Obélix deverão manter-se no atual território francês no próximo livro.

Em Portugal, a edição do novo capítulo das aventuras dos irredutíveis gauleses será assegurada pela Leya/ASA. Em comunicado enviado às redações, a editora garante estar alinhada no sentido de lançar a aventura em Portugal no próprio dia do lançamento mundial. Será para ler a 22 de outubro de 2015.
Tópicos
PUB