EM DIRETO
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Astérix regressa às livrarias em outubro

por Christopher Marques, RTP
Depois de “Astérix entre os Pictos”, as aventuras dos irredutíveis gauleses regressam às bancas em outubro pelas mãos de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. Benoit Tessier, Reuters

“Estamos no ano 50 a.C.. Toda a Gália está ocupada pelos Romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses resiste agora e sempre ao invasor.” É um dos textos introdutórios mais conhecidos da banda desenhada mundial. Voltará a ser publicado a 22 de outubro deste ano, naquele que será o 36º álbum das aventuras de Astérix.

Está anunciado o regresso do gaulês mais famoso do mundo. O 36º álbum das aventuras de Astérix será lançado ainda este ano, através de uma operação que irá decorrer simultaneamente em todo o mundo.

O anúncio foi realizado no Festival de Banda Desenhada de Angoulême em França. O argumento do novo álbum é da responsabilidade de Jean-Yves Ferri, com os desenhos a serem concretizados por Didier Conrad. Será o segundo livro dos dois autores, depois de “Astérix entre os Pictos” lançado em outubro de 2013.



A saga de Astérix é da autoria de Albert Uderzo e René Goscinny, tendo sido originalmente publicada na revista Pilote em 1959. Uderzo acabou por assumir a responsabilidade total pela obra desde o falecimento de Goscinny em 1977.

Em 2013, Uderzo passou a pasta a Conrad e Ferri, assegurando a sobrevivência da icónica personagem.

Segundo o Le Figaro, os autores não quiseram desvendar qual será o enredo da história.

No entanto, revelaram que será respeitada a tradição seguida por Uderzo e Goscinny que prevê que o local onde a ação se realiza seja intercalada: um episódio na Gália, um episódio noutro país. A ação de “Astérix entre os Pictos” estava centrada na atual Escócia, pelo que Astérix e Obélix deverão manter-se no atual território francês no próximo livro.

Em Portugal, a edição do novo capítulo das aventuras dos irredutíveis gauleses será assegurada pela Leya/ASA. Em comunicado enviado às redações, a editora garante estar alinhada no sentido de lançar a aventura em Portugal no próprio dia do lançamento mundial. Será para ler a 22 de outubro de 2015.
Tópicos
PUB