Artie Shaw, figura lendária do jazz, morre aos 94 anos

por Agência LUSA
DR

O clarinetista norte- americano Artie Shaw, figura lendária do jazz, morreu na sua casa em Los Angeles com 94 anos, anunciou quinta-feira o director da sua orquestra.

Clarinetista, compositor, director de orquestra de jazz e escritor, Artie Shaw era uma das mais ilustras figuras do jazz, figurando entre os melhores nos anos 1930 e 1940, ao lado de músicos como Benny Goodman, Tommy Dorsey e Glenn Miller.

Um dos sucessos mais conhecidos de Shaw é a gravação com a sua orquestra de "Begin the Beguine", uma das composições mais populares de Cole Porter, aos 28 anos.

O artista estava doente há algum tempo, precisou o seu representante, Will Curtis, sem referir a causa da morte.

Nascido em Nova Iorque em Maio de 1910, Artie Shaw aprendeu saxofone com 15 anos antes de escolher o clarinete e de iniciar uma carreira de director da orquestra de jazz, os "Big Bands".

Em 1954 deixou de tocar clarinete para se dedicar à escrita. Em 2004 recebeu um "Grammy Award", a premiar toda a sua carreira.

Sempre conhecido como um perfeccionista, Artie Shaw disse um dia que gostaria de um epitáfio com a frase "Fez o melhor que pôde com o material que tinha".

PUB