A banda britânica Arctic Monkeys, cujo álbum de estreia vendeu mais de 360 mil cópias na semana de lançamento, actua em Lisboa a 18 de Maio, no Paradise Garage, afirmou hoje fonte da produtora Música no Coração.
Os quatro jovens, com idades de 19 e 20 anos, oriundos de Sheffield, editaram a 23 de Janeiro "Whatever People Say I am, That`s What I`m Not", que se tornou no álbum de estreia que mais cópias vendeu na semana de lançamento no Reino Unido, ultrapassando nomes como os Kaiser Chiefs ou Coldplay.
No primeiro dia o disco atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas, entrando directamente para o número 1 do top britânico.
Com uma sonoridade considerada uma mistura entre pop e punk, os Arctic Monkeys, formados pelo vocalista Alex Turner, o baixista Andy Nicholson, Jamie Cook na guitarra e Matt Hekders na bateria, revelaram-se um sucesso junto do público britânico, ainda antes de terem editado um disco.
A partir de 2003 começaram a dar concertos, distribuindo pelo público cópias de uma `demo` que incluía, entre outros, o tema "I Bet You Look Good On The Dance Floor".
As canções passaram a ser divulgadas através da Internet, atingindo novos fãs, os quais iam esgotando concertos em Londres com bilhetes leiloados na web que chegaram a atingir 146 euros cada.
Os Arctic Monkeys assinaram então um contrato com a editora independente Domino Records - a mesma dos Franz Ferdinand - editando "Whatever People Say I am, That`s What I`m Not" que inclui temas de sucesso como "I Bet You Look Good On The Dance Floor" - entrou directamente para o número 1 da tabela de singles britânica - ou "When The Sun Goes Down".
Os bilhetes para o concerto do Paradise Garage, em Lisboa, a 18 de Maio, têm o preço único de 20 euros.