Ana Pais Oliveira vence VIII Prémio de Pintura Bienal do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
Porto, 07 jan (Lusa) - Vila Nova de Gaia abriu hoje as portas ao VIII Prémio de Pintura Bienal do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que teve como vencedor absoluto a artista gaiense Ana Pais Oliveira.
Natural de Sandim, Gaia, Ana Pais Oliveira venceu o certame com a obra mista sobre tela "Vejo, de passagem, enquanto coso o meu vestido".
Entre os cerca de 300 trabalhos de autores portugueses e galegos que concorreram à edição de 2008/2009, outro gaiense mereceu ainda uma menção especial do júri.
Trata-se de Filipe Rodrigues, com o acrílico sobre tela "Fly me", outro jovem já galardoado em anos anteriores nesta bienal.
Além de estimular a criação artística, o certame tem por objectivo promover o intercâmbio cultural, pelo que uma selecção das 30 melhores obras de 29 artistas integra a exposição itinerante pelos concelhos do Eixo Atlântico, hoje inaugurada nas Galerias Diogo de Macedo, em Gaia.
As obras destes 29 artistas foram seleccionadas para a exposição pelo júri do certame, composto por representantes do Eixo Atlântico e personalidades destacadas do mundo da cultura e das artes de Portugal e Galiza.
Trata-se, por isso, de um conjunto bem representativo do trabalhos de artistas desta vasta euro-região e a sua itinerância pelos diferentes municípios contribui para promover e estimular a produção e divulgação do património cultural luso-galaico.
A exposição fica patente até 31 de Janeiro nas Galerias Diogo de Macedo, de terça a sábado entre as 09:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 17:00.
Aos domingos e feriados, a exposição está aberta entre as 10:00 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 17:00, com entrada gratuita.