"A música até ao fim". Morreu o compositor japonês Ryuichi Sakamoto
Morreu no passado dia 28 de março Ryuichi Sakamoto, confirmou este domingo a equipa do compositor japonês. O músico que se notabilizou, entre outras obras, como autor da banda sonora do filme "O Último Imperador" tinha 71 anos.
A agência Kyodo divulgou um comunicado: “Enquanto fazia tratamento para um cancro diagnosticado em junho de 2020, Sakamoto continuou a criar trabalhos no seu estúdio, em casa, sempre que a saúde o permitia”.O funeral vai decorrer de acordo com “os fortes desejos” de Sakamoto, pelo que reunirá apenas familiares próximos. A data não foi revelada.
Nascido a 17 de janeiro de 1952 em Nakano, Tóquio, Ryuichi era filho de Kaziki Sakamoto, prestigiado editor da livreira nipónica Kawade Shobo Shinsha. Começou a estudar composição musical aos dez anos, confessando-se um eclético admirador dos Beatles e de Debussy.
Foi também ator. Em 1983, integrou, a par de David Bowie, o elenco de Feliz Natal, Mr. Lawrence, filme de guerra de contornos incomuns realizado por Nagisa Oshima.
Em 1987, recebeu um Óscar e um Grammy pela banda Sonora do épico O Último Imperador.
Dez anos antes, formara, com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, a Yellow Magic Orchestra, ou YMO, produzindo música eletrónica de matizes futuristas com extenso recurso a sintetizadores – o baterista Yukihiro Takahashi morreu em janeiro deste ano com uma pneumonia.
"Viveu com a música até ao fim", lê-se na nota divulgada pela Kyodo.
c/ agências