32ª edição do Curtas traz mais de 230 filmes a Vila do Conde

por Margarida Vaz - Antena 1

Imagem promocional "Curtas"

Arrancou a 32ª edição do festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde. Uma festa dedicada sobretudo a curtas-metragens. O Curtas vai exibir 239 filmes entre 12 a 21 de julho, com três obras portuguesas que passaram em Cannes entre os destaques.

As honras da sessão de abertura recaíram sobre um cineconcerto de João Gonzalez, que revisita a filmografia anterior, incluindo "Ice Merchants", a curta de animação de 2022 premiada em Cannes e a primeira obra cinemática portuguesa nomeada aos Óscares.

O realizador tem passado pelo Curtas desde 2017, com “The Voyager”, um dos filmes que serão exibidos nesta sessão, ao lado de “Nestor”, “Le ravissement de Frank N. Stein”, “Father and Daughter” e “Goodbye Jérôme”, com uma banda sonora alternativa tocada ao vivo pelo próprio cineasta.

Daí, o festival embarca para 83 sessões que mostrarão os 239 filmes do programa oficial, de 45 países, a que se juntam três aulas, nove conversas e outros destaques da programação paralela.

As competições voltam a estar divididas pelas categorias Nacional, Internacional, Experimental, Take One!, My Generation, Curtinhas e Vídeos Musicais.
PUB