
A exibição, em estreia absoluta, do filme "Coisa Ruim" marca a sessão de abertura oficial do 26º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que este ano homenageia o realizador Manuel de Oliveira.
Feito a partir de um guião do jornalista da SIC Rodrigo Guedes de Carvalho, "Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra, é a primeira longa-metragem portuguesa a participar na Secção Oficial de Cinema Fantástico do Fantasporto.
Em destaque está também a homenagem a Manoel de Oliveira, durante a qual é exibido, a 2 de Março, em antestreia, o seu mais recente filme, "O Espelho Mágico", adaptação cinematográfica do romance "O Princípio da Incerteza", de Agustina Bessa-Luís.
Para a sessão de encerramento, o filme escolhido é "Fragile", com a estrela norte-americana Calista Flockhart (que deu corpo à personagem televisiva "Ally McBeal"), do realizador catalão Jaume Balagueró.
Mais de 400 películas, entre longas e curtas-metragens, compõem o programa da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, que se prolonga até 05 de Março.
Trinta e oito longas-metragens estão nas secções competitivas e 118 nas diferentes secções de exibição do festival, correspondendo as restantes duas centenas e meia de filmes e curtas-metragens.
Além das habituais secções competitivas, o Fantasporto 2006 inclui retrospectivas dedicadas ao Cinema Expressionista Alemão, ao de Bollywood (Índia), às obras dos Irmãos Shaw (China) e a Bill Plympton.
O certame decorre em diversas salas do Porto e Grande Porto, designadamente no Rivoli - Teatro Municipal, no Cinema Passos Manuel, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) e nos Cinemas AMC, do complexo Arrábida Shopping.