A procura da linha SNS24 tem-se vindo a intensificar nos últimos dias e este crescimento não mostra sinais de abrandamento, a acompanhar a evolução do contexto pandémico. Um cenário que obriga à tomada de medidas para mitigar a dificuldade de acesso ao serviço.
Em Coimbra, o call center, que abriu na passada semana, vai ver reforçado o número operadores de 100 até ao final desta semana para 250 até ao final de janeiro.
Beja também vai ter um call center “até à primeira semana de janeiro, lê-se no comunicado enviado pelo Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Vai ainda ser dada formação e contratados novos profissionais. Atualmente a Linha SNS24 conta com cinco mil profissionais “maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano”
“Até ao final da segunda semana de janeiro serão mais cerca de 750 (subida de cerca de 15 por cento)”
Para otimizar o atendimento da linha, vai haver uma “diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas”
A autoridade de Saúde revela ainda que vai proceder à revisão de alguns algoritmos para elevar a sua eficiência.
“Adoção melhorada e alargada de soluções de atendimento automatizado, nomeadamente as entradas na linha a integração de novas modalidades de encaminhamento para as seguintes pessoas: utentes que são considerados contactos de alto risco com um doente com Covid-19, como os coabitantes e considerados contactos de baixo risco".
E também aos “utentes que não são considerados contactos de risco e aos com teste PCR, TRAG ou autoteste positivo e ainda a que tenha teste serológico positivo”.
“Contamos ter nos próximos dias uma elevação da pressão sobre a linha, pelo que continuaremos a adotar todas as medidas que se venham a revelar necessárias para salvaguardar a qualidade do serviço”, remata o comunicado.