Espanha prolonga restrições na linha de fronteira com Portugal

por RTP
As medidas foram adotadas em coordenação entre Madrid e Lisboa Sergio Perez - Reuters

O Governo espanhol prorrogou as restrições à circulação nas fronteiras terrestres com Portugal até ao dia 1 de março. A medida consta de uma resolução publicada esta terça-feira no Boletim Oficial do Estado.

Nos termos do despacho do Ministério do Interior, apenas podem cruzar as fronteiras autorizadas as pessoas que residam em Espanha, trabalhadores transfronteiriços, motoristas de veículos de mercadorias ou em casos considerados essenciais.

“A severidade das medidas restritivas da mobilidade ainda em vigor em Espanha e Portugal recomenda a manutenção (...) de controlos na fronteira terrestre interna entre os dois países com as mesmas limitações que foram aplicadas durante os 10 dias iniciais”, lê-se na resolução.
A anterior resolução fora prorrogada até 10 de fevereiro. O Ministério espanhol do Interior carimbou agora novo prolongamento até ao início de março.
As medidas foram adotadas em coordenação com o Governo português, que, a 28 de janeiro, determinou a limitação de deslocações para fora do território continental e a reposição do controlo nas fronteiras terrestres.

“Realizaram-se as devidas reuniões de coordenação com as autoridades portuguesas“, sublinha-se no mesmo documento de Madrid.

São oito os pontos de passagem permanentes entre os dois países ibéricos, nomeadamente Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim.

c/ Lusa
Tópicos
PUB