Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Covid-19. Profissionais de setor social e bombeiros começam a ser vacinados

por RTP
Reuters

Os profissionais do setor social e bombeiros, envolvidos no transporte de doentes, começam esta segunda-feira a receber a terceira dose da vacina. Esta semana, a modalidade “Casa Aberta” passa a abranger pessoas com mais de 65 anos.

Depois dos profissionais da saúde terem começado a ser vacinados na semana passada, cerca de 28 mil bombeiros que desempenham a função operacional do transporte pré-hospitalar vão receber a dose de reforço da vacina.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a seleção e ordem de vacinação é da responsabilidade do respetivo comandante de cada corporação de bombeiros, tendo por referência os critérios operacionais definidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Além dos bombeiros e dos profissionais de saúde e do setor social, estão atualmente a ser vacinados em Portugal com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 as pessoas com mais de 65 anos.
“Casa Aberta” para maiores de 65A modalidade “Casa Aberta”, que até agora era para pessoas com mais de 75 anos, deveria ser alargada esta semana a pessoas a partir dos 65 anos. No entanto, ainda não há data concreta para isso acontecer, admitiu o secretário de Estado da Saúde esta segunda-feira.

Está também a decorrer o auto-agendamento para maiores de 65.

Até domingo, mais de 1,5 milhões de pessoas já tinham recebido a vacina contra a gripe e 750 mil a terceira dose da Covid-19.

“Portugal já administrou cerca de 1.561.000 doses de vacina contra a gripe (incluindo cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19. Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana, através da modalidade ‘Casa Aberta’”, indica a DGS num comunicado.Prazos para dose de reforço alteradosO intervalo para receber a 3ª dose de vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Moderna passa de seis meses para cinco.

O grupo elegível mantém-se. Maiores de 65 anos, profissionais de saúde, do setor social e bombeiros.

As pessoas com mais de 65 anos que já tiveram a doença vão também receber a dose de reforço.

Quem tomou a vacina da Jannsen há mais de 90 dias vai começar ser chamado para receber uma segunda dose, por ordem decrescente de idade.

PUB