Associação Mutualista Montepio investe já este ano 25 M€ em casas para arrendar e inscrições abrem no início do verão

por Antena 1

A Associação Mutualista Montepio vai dar o seu contributo para aumentar o mercado da oferta da habitação em Portugal.

As inscrições para acesso a habitação com rendas a preços acessíveis para os associados do Montepio Geral vão começar no início do primeiro semestre e, só este ano, serão investidos 25 milhões de euros na compra de casas para arrendar e terrenos para construir novas casas.

A revelação é feita à Antena 1 e ao Jornal de Negócios por Virgílio Lima, Presidente da Associação Mutualista Montepio Geral e do Grupo Montepio que admite tratar-se apenas de um contributo face às necessidades existentes no país.
Para além da compra de casa, o Montepio vai também comprar terrenos para fazer nova habitação.
Atualmente a Associação Mutualista tem 500 casas arrendadas. Com este novo programa, cujas inscrições começam no Verão, Virgílio Lima admite ir até às 100 casas e adianta que após o arrendamento pode existir uma opção de compra.
Nesta entrevista, Virgílio Lima confirma a tendência crescente das famílias para poupar. O ano passado a Associação Mutualista registou 937 milhões em poupanças, sendo que, dos 600 mil associados, 400 mil têm poupanças que não são elevadas e que "correspondem ao valor de uma vida".
Por isso defende uma aposta maior na literacia financeira para que as pessoas não ignorem a necessidade de poupar no futuro, mas defende também um maior rendimento líquido das famílias e das empresas sempre que não comprometa as contas públicas, o que significa baixar impostos.
Virgílio Lima relembra a relevância do setor social para o país, nomeadamente como parceiro do Estado, até porque os recursos não são ilimitados e "é impossível dar tudo a todos".
Nesta entrevista, Virgílio Lima revela ainda que a Associação Mutualista espera resultados "recorrentes crescentes" nos próximos anos, sendo que os dividendos em 2025 já deverão ser superiores aos de 2024.
Sobre a possibilidade de receber 30 milhões de dividendos do banco em 2025, Virgílio Lima adianta que vai ser um valor superior ao de 2024, que foi de 20%.

Ainda relativamente ao Banco Montepio adianta que é de esperar que a avaliação do banco cresça.

À Antena 1 e ao Jornal de Negócios Virgílio Lima não se compromete com a continuidade de Pedro Leitão à frente do Banco Montepio, mas assume que vai ser recandidato à Presidência da Associação Mutualista e do Grupo Montepio.
Entrevista conduzida por Rosário Lira, da Antena 1, e Hugo Neutel, do Jornal de Negócios.
PUB