Sonda espacial Dawn da NASA mostra planeta anão CERES
A Agência Espacial Norte Americana divulgou esta segunda-feira as mais recentes imagens do protoplaneta Ceres, localizado entre Marte e Júpiter.
As imagens foram captadas a uma distância de 238,000 milhas (aproximadamente a mesma distância entre a Terra e a Lua) a 13 de janeiro de 2015.
De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, as imagens agora divulgadas mostram um conjunto de crateras no rochedo espacial.
O registo destas imagens fazem parte da missão da Sonda Dawn que partiu da Terra em 27 de Setembro de 2007 e tem como missão lançar uma sonda que irá examinar os planetas anões Ceres e Vesta.
A sonda chegará à órbita de Ceres em Julho deste ano, sendo a previsão para o fim da missão janeiro de 2016.
Enquanto a Dawn não chega a Ceres, a comunidade cientifica vai continuar a analisar este protoplaneta, estando prevista novas imagens para o final de janeiro, desta vez captadas pelo telescópio Hubble.
Composição animada de imagens captadas pela Sonda Dawn da NASA/JPLPlaneta Anão Ceres
Ceres é o único planeta anão, ou protoplaneta, localizado no interior do sistema solar.
Tem um diâmetro 0.07 e uma gravidade de 0.03 (sendo que a Terra = 1.00 estabelece a quota de ambos parâmetros) e uma temperatura média de 160 graus Celsius negativos.
Muito embora seja considerado um planeta anão ou protoplaneta, Ceres é o maior objecto espacial localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.Um corpo espacial é considerado um planeta anão quando tem um diâmetro igual ou menor do que Plutão e orbita o Sol sem rodar em torno de um planeta, caso em que seria considerado lua.
Este corpo celeste foi descoberto no final do Século XVIII e classificado como planeta durante 50 anos.
Após a descoberta de mais corpos a orbitar o Sol entre Marte e Jupiter, no que agora é conhecido como cinturão de asteróides, foi catalogado como um destes corpos celestes.
Mais recentemente, em 2006, Ceres foi classificado como planeta anão. Água está presente em Ceres
Uma das descobertas que a comunidade cientifica quer confirmar, é a presença de água em Ceres.
Pensa-se que 1/4 do peso do planeta anão se deve à existência de água doce, o que faria com que o protoplaneta tivesse um depósito superior ao da Terra.
Um "achado" potencial para futuras missões tripuladas como fonte de recursos para colonização e reabastecimento espacial.