Ciclista Iuri Leitão com terceira medalha nos Europeus após o bronze em omnium
O português Iuri Leitão conquistou hoje a medalha de bronze na prova de omnium dos Europeus de ciclismo de pista, o seu terceiro pódio em outras tantas participações em Plovdiv, Bulgária.
O êxito de Leitão, que já conquistou o ouro em scratch e o bronze na eliminação, baseou-se na prova por pontos, na qual deu uma volta de avanço aos rivais, conquistando 20, e foi segundo no sprint final, somando mais seis.
Iuri Leitão terminou a geral da disciplina olímpica com 115 pontos, a somente um da prata do bielorrusso Yauheni Karaiol, enquanto o britânico Matthew Walls foi ouro com 128.
O português tinha sido sexto no scratch, segundo na corrida por tempo e 15.º na eliminação.
Na prova feminina, Maria Martins ficou a quatro pontos da medalha de bronze na mesma prova de omnium, terminando na quinta posição.
Na prova olímpica, para a qual já garantiu presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Maria Martins, bronze na eliminação, foi quarta no scratch, terceira na prova por tempo e sexta na eliminação.
No final da prova por pontos, a última do omnium, `Tata` Martins ficou com 110 pontos, menos 25 do que a vencedora, a italiana Elisa Balsamo, quatro do que a russa Maria Novolodskaya e um do que a polaca Nikol Plosaj.
No sábado, Ivo Oliveira e Iuri Leitão disputam a perseguição individual, enquanto Maria Martins e Rui Oliveira estarão na corrida por pontos.