Gonçalo Guedes emprestado ao Benfica até ao fim da temporada

por RTP
Guedes está de regresso ao Benfica EPA

A RTP apurou esta quinta-feira que Gonçalo Guedes está de regresso ao Benfica. O jogador do Wolverhampton reforça a equipa de Roger Schmidt por empréstimo até ao fim da temporada, não havendo cláusula de opção.

O jogador fez a formação toda no Benfica e aos 26 anos regressa à Luz. Gonçalo Guedes mudou-se no princípio da época para o Wolverhampton, quando ainda era treinado por Bruno Lage. Com Julen Lopetegui no comando dos Wolves, o português perdeu espaço.
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Gonçalo Guedes saiu do Benfica para reforçar o PSG mas sem sucesso. Mudou-se para Valencia onde esteve cinco anos tendo sido uma das principais figuras do clube espanhol.
PUB

Tottenham resiste, vence United e garante conquista da Liga Europa

por Inês Geraldo - RTP
Son levantou o troféu da liga Europa Reuters

Em Bilbao, o Tottenham regressou aos títulos. Na final da Liga Europa, um golo de Brennan Johnson (a meias com Luke Shaw) colocou os londrinos em vantagem. Ruben Amorim e companhia deram tudo na segunda parte e apesar do domínio, o Tottenham fechou todos os caminhos para a baliza mantendo-a a zeros. Os londrinos festejam assim a conquista da Liga Europa.

A partida começou com uma grande atmosfera dentro do estádio. O Manchester United mostrou-se mais coeso e procurou por mais vezes a baliza de Vicario. No entanto, foi necessário esperar um quarto de hora para se ver o primeiro lance de perigo.

Amad Diallo recebeu um passe de Harry Maguire e depois de deixar Romero para trás, o avançado da Costa do Marfim rematou cruzado e forte. A bola passou perto do poste direito da baliza de Vicario.

O jogo manteve-se a uma intensidade alta mas com muitas faltas de parte a parte. Sem grandes chances junto das duas balizas, a sorte bafejou o Tottenham. Perto do intervalo, Pape Sarr recebeu de Bentancur, contemporizou e cruzou para a área do United.

Brennan Johnson antecipou-se à defesa dos Red Devils e tentou o remate. Depois de falhar o esférico, a bola bateu em Luke Shaw e encaminhou-se para a baliza de Onana. Brennan Johnson voltou a tentar rematar e o esférico encaminhou-se de forma caprichosa para dentro da baliza do guardião camaronês.

Um a zero para o Tottenham em Bilbao, naquele que foi o primeiro (e único) remate enquadrado à baliza. Apesar de ter controlado a posse de bola e de se ter acercado da área dos londrinos, o Manchester United viu-se em desvantagem.

Assim, os segundos 45 minutos trouxeram uma equipa de Ruben Amorim mais ofensiva. Hojlund foi o primeiro a dar sinal de perigo, com Bruno Fernandes, por volta dos 70 minutos, a fazer a vez do ponta-de-lança e a cabecear para fora com muito perigo para Vicario.

Ruben Amorim chamou depois ao jogo Garnacho e Zirkzee e o internacional argentino entrou de rompante no jogo. A jogar pela esquerda do ataque do United, Garnacho rematou em arco para defesa de Vicario, que atirou a bola para canto.

O cerco do Manchester continuou e perto dos 80 minutos Mickey Van de Ven teve um corte que valeu um golo. Bruno Fernandes bateu um livre para a área dos Spurs, Vicario chocou contra um colega e deixou a baliza aberta.

Mason Mount cabeceou alto para os postes de guardião italiano mas Van de Ven voou e com um corte acrobático roubou o golo do empate ao United.

A esta altura Harry Maguire já era avançado da equipa de Amorim e o Tottenham ia resistindo, defendendo a maioria do tempo com onze jogadores à frente da própria área.

Já com Diogo Dalot em campo, o árbitro deu sete minutos de descontos. Período em que o United fez vários cruzamentos. A segundos do fim, Luke Shaw voou mais alto e cabeceou para defesa de Vicario, a defesa da noite. Casemiro ainda tentou através de um pontapé de bicicleta mas falhou.

Felix Zwayer apitou para o fim da partida e assim começou a festa do Tottenham. Uma seca de títulos de quase 20 anos foi quebrada por Postecoglou e Son subiu ao palanque para receber a taça de Aleksander Ceferin.

O coreano juntou-se aos colegas e levantou o troféu da Liga Europa conquistado no San Mamés. Em uníssono, os adeptos do Tottenham cantaram “We Are the Champions” dos Queen e Londres prepara-se para receber a festa da conquista.

Do lado do Manchester United, terminou a época terrível de Ruben Amorim que teve um início perfeito no comando técnico do Sporting. Para além de voltar a perder uma final da Liga Europa, os Red Devils vão falhar as competições europeias no próximo ano.

Os Spurs são os vencedores da Liga Europa 24/25. Faltam conhecer os vencedores da Liga Conferência e da Liga dos Campeões.
Tópicos

Taça de Portugal. Luís Godinho será o árbitro da final

por Inês Geraldo - RTP
Hugo Delgado - Lusa

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quarta-feira que Luís Godinho será o árbitro da final da Taça de Portugal que vai colocar frente a frente Benfica e Sporting, no Estádio Nacional do Jamor.

O árbitro, da Associação de Futebol de Évora, estará na final da Taça de Portugal que será jogada este domingo, no Estádio Nacional, no Jamor. Luís Godinho será acompanhado pelos assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota e o quarto árbitro será Sandra Bastos.

Tiago Martins continua a colecionar nomeações para finais. Depois de escolhido para ser o VAR da final feminina da Liga dos Campeões, o árbitro será o VAR da final da Taça de Portugal e terá a companhia dos AVARes Vasco Santos e Sérgio Jesus.

A final da Taça de Portugal será disputada no próximo domingo. A partida terá início às 17h15 e vai ter transmissão em direto na RTP1.
Tópicos

Sporting prepara a Final da Taça

por RTP
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00

Ousmane Diomande ficou a recuperar de lesão e falhou o treino no Estádio do Jamor.

Exclusivo RTP. Morten Hjulmand em entrevista esta quinta-feira

por RTP
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00

Foto: Tiago Petinga - EPA

Morten Hjulmand considerou Viktor Gyökeres o melhor jogador com quem jogou. O capitão do Sporting falou em exclusivo à RTP e afirmou que Ruben Amorim foi o melhor treinador que teve.

Este é um excerto da entrevista que será emitida na quinta-feira à noite na RTP3.
PUB

Pedro Gonçalves admite ter chorado após a saída de Ruben Amorim

por Antena 1
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: Filipe Amorim - EPA

O bicampeão pelo Sporting admitiu que chorou quando Ruben Amorim saiu do comando técnico do clube de Alvalade. Pedro Gonçalves explicou a importância do técnico no seu crescimento enquanto jogador.

"Comecei a chorar porque era uma pessoa de quem gostava mesmo. O mister [Ruben Amorim] foio treinador mais importante da minha carreira, se não, não estaria aqui hoje".

O avançado do Sporting falou da ligação forte a Ruben Amorim não só desportiva mas também pessoal. "Ele tinha ligação tanto profissional como a nível familiar". Palavras declaradas em uma entrevista ao Jornal Record.
PUB

Vitinha quer Ousmane Dembélé como vencedor da Bola de Ouro

por Inês Geraldo - RTP
Vitinha levantou o troféu da Ligue 1 e aponta agulhas para a conquista da Liga dos Campeões Reuters

O internacional português, campeão francês pelo PSG, disse esta quarta-feira que acredita que a Bola de Ouro deve ser entregue a Ousmane Dembélé, colega de equipa. Vitinha falou aos jornalistas e fez a antevisão à final da Taça de França e da Liga dos Campeões.

Depois de ter conquistado a Supertaça e o campeonato francês, Vitinha pode estar a caminho do terceiro troféu da temporada. O internacional português antecipou esta quarta-feira a partida que vai colocar frente a frente o Paris Saint-Germain e o Stade Reims, na final da Taça de França.

O jogador falou também da Bola de Ouro. Vitinha afirmou que o colega de equipa, Ousmane Dembélé, merece a distinção. "Julgo que o Dembelé é quem mais merece conquistar a Bola de Ouro. No entanto, a época ainda não terminou e espero que nos ajude a ganhar a Liga dos Campeões".

Apesar de estar concentrado na partida de sábado, Vitinha garantiu que o principal objetivo do campeão da Ligue 1 passa por vencer a Liga dos Campeões, prova que os parisienses nunca ganharam, apesar de já terem disputado uma final.

O médio português acredita que o PSG está a realizar uma boa época e destaca o espírito coletivo da equipa treinada por Luis Enrique, que considera ser uma das grandes figuras do PSG na temporada. Uma semana depois da Taça de França, a equipa francesa vai para Munique para lutar pelo título europeu.

"Nas finais não existem favoritos. São duas grandes equipas que tudo vão fazer para ganhar. Posso garantir aos nossos adeptos que daremos tudo", continuou Vitinha.

O PSG, que conta ainda com os portugueses João Neves, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos, tem sido uma das equipas sensação da Europa nesta temporada. Após a saída de Kylian Mbappé para o Real Madrid, os parisienses souberam reinventar-se através das ordens de Luís Enrique e têm mostrado uma ideia de jogo coesa, assente no trabalho coletivo e capaz de levar de vencido o futebol de outras grandes equipas europeias.

Exemplo disso, são as exibições dos parisienses na Liga dos Campeões. Depois da fase de Liga, o PSG eliminou o Liverpool (campeão inglês), o Aston Villa, o Brest e antes de chegar à final, o Arsenal. No dia 31 de maio, a equipa francesa estará em Munique e lutará pelo título de campeão europeu frente ao Inter de Milão, que deixou para trás o Barcelona nas meias-finais.
Tópicos

Porto e Gaia escolhidas para Capital Mundial do Desporto em 2028

por RTP
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00

Foto: Manuel Fernando Araújo - Lusa

É a primeira vez que Portugal é escolhido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto. Buenos Aires venceu candidatura inicial para 2027 mas a qualidade da candidatura portuguesa levou à escolha para 2028.

Os dois municípios apostam na excelência, inclusão e inovação.

Porto e Gaia comprometem-se a incentivar e apoiar a prática desportiva formal, informal e federada.

Prometem criar novos equipamentos, requalificar espaços desportivos já existentes, desenvolver novos programas desportivos e organizar eventos com o intuito de reforçar a posição das duas cidades como destinos globais do desporto.
PUB

Reinaldo Teixeira quer reflexão sobre quadros competitivos

por Antena 1
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga de Clubes, fez a análise do primeiro mês de presidência e disse que é necessário haver uma reflexão sobre os quadros competitivos em Portugal. Os direitos audiovisuais também foram abordados.

"Não há o dossier fechado para se entregar à autoridade da concorrência em junho de 2026 mas naturalmente que houve muito estudos, houve muita reflexão".

Foram estas as palavras de Reinaldo Teixeira sobre a centralização dos direitos televisivos. O presidente da Liga de Clubes explicou ainda que são necessárias algumas revisões, especialmente ao nível dos quadros competitivos.
PUB
Reportagem

Tottenham - Manchester United, a final da Liga Europa em direto

Tottenham é o grande vencedor da Liga Europa Reuters

O Tottenham quebrou esta quarta-feira a seca de títulos. Em Bilbao, os londrinos venceram por 1-0, com um golo de Brennan Johnson. O United, de Ruben Amorim, tentou o empate de todas as maneiras mas o Tottenham manteve a baliza de Vicario fechada a sete chaves. Assim, os Spurs conquistam o troféu da Liga Europa.

Ver Mais
PUB

Nuno Borges eliminado do torneio de Genebra, na Suíça

por Inês Geraldo - RTP
NurPhoto via AFP

O tenista Nuno Borges perdeu esta quarta-feira nos oitavos de final do torneio de Genebra. O 41.º classificado do ranking ATP foi derrotado por Sebastian Ofner, número 128.

O tenista português perdem por dois sets a zero com resultados de 7-6 (7-2) e 7-6 (7-4), numa partida que teve duração de quase duas horas.

Depois da falhar os quartos de final do torneio suíço, Nuno Borges, o número um do ténis português, vai dedicar-se a Roland Garros, um dos grandes torneios do ténis mundial, na terra batida.
Tópicos

PSP considera a final da Taça um jogo de risco elevado

por RTP
Erro 303

Shaka player fatal error - error from the network stack

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00

Foto: Pedro A. Pina - RTP

A PSP anunciou as medidas de segurança. As portas vão abrir mais cedo do que é habitual para ajudar a evitar incidentes numa final que não acontecia há quase 30 anos.

PUB

Lara Martins renova com o Benfica

por Mário Aleixo - RTP
Lara Martins continua de "águia" ao peito João Paulo Trindade - SL Benfica

A avançada Lara Martins renovou contrato com o Benfica por mais três épocas, até 2028, com a futebolista, de 18 anos, a manter o vínculo ao clube em que alinha desde os sub-15.

O Benfica é o meu clube de coração e poder continuar a ajudar a equipa é uma mais-valia", disse a jogadora, citada pelos meios de comunicação do emblema lisboeta.

Lara Martins, que na última época participou em 26 jogos e apontou nove golos, conta no currículo com três títulos de campeã, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e três Taças da Liga, além de um campeonato de juniores, também pelas "águias".

Benfica treina no Jamor

por RTP
100%
Volume
00:00

O Benfica treinou hoje no palco da final da Taça de Portugal.

Renato Sanches foi a grande novidade do treino no Jamor.
PUB

Benfica treina no Estádio Nacional sem Aursnes e Amdouni, mas com Sanches

por Lusa
Foto: Paulo Cunha - Lusa

O Benfica treinou hoje no relvado do Estádio Nacional, em Oeiras, a poucos dias da final da Taça de Portugal de futebol, numa sessão de que estiveram ausentes Aursnes e Amdouni, mas em que participou Renato Sanches.

O médio norueguês é a principal dúvida na equipa das `águias` para o embate com o Sporting na final da Taça de Portugal, no domingo, face ao problema muscular na coxa direita que o afastou do último jogo da I Liga, frente ao Sporting de Braga (1-1).

Já Amdouni está lesionado há três semanas, com uma mialgia na coxa direita, e, de acordo com a assessoria de imprensa dos `encarnados`, ambos os atletas "prosseguem a fase de recuperação", não esclarecendo se estarão aptos para a decisão da prova com os `leões`.

Fora das opções de Lage continuam Alexander Bah e Manu Silva, lesionados de longa duração, ao invés de Renato Sanches, que foi a novidade na sessão do Jamor, já completamente recuperado de lesão muscular e, aparentemente, disponível para ser opção para o meio-campo das `águias` no último jogo da época a nível nacional.

Nos 15 minutos do treino que foram abertos à comunicação social, os jogadores `encarnados` fizeram alguns exercícios de ativação muscular e seguiram depois para um exercício de troca rápida de bola.

Depois de ter perdido o campeonato para o Sporting, com os `leões` a sagrarem-se bicampeões nacionais, o Benfica procura juntar a conquista da Taça de Portugal à da Taça da Liga, que venceu em janeiro, também frente ao Sporting, em Leiria.

A equipa da Luz não vence a prova `rainha` há oito épocas, desde 2016/17, e esta será a primeira final da competição para Bruno Lage. Na primeira passagem pela Luz, o técnico apurou a equipa para o jogo decisivo, diante do FC Porto, mas acabou por ser despedido e rendido por Nélson Veríssimo antes da sua realização.

A final entre Benfica e Sporting está agendada para domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

 

Tópicos

Jurásek regressa ao Benfica após empréstimo

por Mário Aleixo - RTP
Jurásek está de volta à Luz Lusa

O defesa internacional checo David Jurásek vai regressar ao Benfica, após ter alinhado no Hoffenheim durante uma época e meia, por empréstimo dos encarnados, anunciou o clube da Liga alemã de futebol.

David Jurásek deixa o TSG (Hoffenheim) após a conclusão do empréstimo de um ano e meio e regressa a Lisboa. Obrigado pelo teu comprometimento, David”, informa a conta oficial do clube germânico na rede social X.

Jurásek, de 24 anos, que foi contratado pelo Benfica ao Slavia Praga em 2023 e está sob contrato até junho de 2028, participou em 14 jogos na Liga alemã na época 2024/25, na qual o Hoffenheim foi 15.º classificado, o primeiro lugar acima da "zona vermelha".

Ações da Benfica SAD subiram 5,61%

por Lusa
As ações da Benfica SAD continuam em alta Lusa

As ações da Benfica SAD subiram segunda-feira 5,61%, atingindo os 5,08 euros, um máximo de três anos, e os títulos do Sporting, que se tornou bicampeão do campeonato português, ficaram inalterados em um euro.

Pelas 17h00 de Lisboa, as ações da Benfica SAD estavam a valer 5,08 euros, e foram negociados 11.353 títulos na sessão de ontem.

Por sua vez, as ações do Futebol Clube (FC) do Porto ficaram inalteradas em 0,99 euros.

Em 13 de maio, em entrevista ao Jornal de Negócios, o maior acionista individual da Benfica SAD, José António dos Santos, que detém direta e indiretamente 16,38% do capital, disse que a vender os títulos encarnados e brancos só se vendesse tudo e "no mínimo" a 12 euros por ação. "Isto ao dia de hoje, porque amanhã pode não ser assim", escreveu o jornal.

Na quarta-feira, dia 7 de maio, o Benfica anunciou que vai requerer a nulidade do leilão que permitiu a um licitante adquirir as ações detidas pelo antigo presidente Luís Filipe Vieira na SAD encarnada, pelo valor de 7,07 euros.

Em 5 de maio, o clube da Luz anunciou a intenção de adquirir as ações correspondentes a 3,28% da SAD encarnada que foram penhoradas ao antigo presidente Luís Filipe Vieira no âmbito de um processo executivo.


Miguel Oliveira afirma que continuidade no Moto GP depende de si próprio

por Antena 1
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: EPA

Depois do regresso às corridas no GP de França, em Le Mans, Miguel Oliveira confessou que ainda não se sentiu a 100 por cento e teve mesmo alguns cuidados na abordagem à corrida.

Em entrevista à Agência Lusa, o motociclista de Almada está em ano de estreia ao serviço da Pramac. Miguel Oliveira explicou que aconteça o que acontecer, o seu futuro no Moto GP depende apenas de si próprio.

Miguel Oliveira vai estar de regresso às pistas este fim de semana, em Silverstone, no Reino Unido.
PUB

Gyokeres e Dahl convocados para as próximas partidas da Suécia

por Inês Geraldo - RTP
Filipe Amorim - EPA

Os jogadores do Sporting e Benfica foram chamados à seleção da Suécia esta quarta-feira por Jon Dahl Tomasson. A seleção escandinava vai defrontar as congéneres da Hungria e Argélia no próximo mês de junho.

Ambosos jogadores estão a preparar a final da Taça de Portugal no próximo domingo, que encerrará a temporada em Portugal.

Gyokeres e Dahl continuam a fazer parte das escolhas do dinamarquês Jon Dahl Tomasson e deverão defrontar a Hungria, em Budapeste, e a Argélia, na cidade de Solna, a 6 e 10 de junho, respetivamente.

Para o avançado do Sporting será o fim oficial da época depois de ter conquistado o campeonato nacional em Portugal, numa prova em que se sagrou como melhor marcador, com 39 golos marcados.

Já Samuel Dahl deverá regressar ao Benfica para participar no Campeonato Mundial de Clubes que terá início a 15 de junho e será disputado nos Estados Unidos.
Tópicos

Insultos a Vinicius Júnior punidos com prisão

por Lusa
Os insultos a Vinicius Júnior custam caro aos prevaricadores Pablo Morano - Reuters

O Tribunal de Valladolid condenou a uma pena de um ano de prisão, suspensa por três, pelo crime de ódio os cinco arguidos que insultaram Vinicius Júnior, durante um jogo de futebol em 30 de dezembro de 2022.

O incidente ocorreu durante o jogo entre o Valladolid e o Real Madrid, da La Liga, durante a substituição do avançado "merengue", aos 88 minutos, quando o brasileiro se aproximava do banco de suplentes da sua equipa.

De acordo com as conclusões, as ofensas, que foram gravadas da bancada e publicadas nas redes sociais, foram "proferidas com a inquestionável intenção de humilhar e ferir a dignidade do jogador por evidentes motivos racistas”.

Vinicius Júnior renunciou a indemnização, enquanto os arguidos apresentaram uma declaração escrita reconhecendo o caráter racista dos seus insultos e pedindo desculpa. De acordo com a acusação, aceitaram não comparecer a jogos de futebol em estádios públicos durante o período da pena suspensa.

Os incidentes constituem cinco crimes de ódio e crimes contra a discriminação, pelos quais cada arguido foi condenado a um ano de prisão. Além disso, quatro dos arguidos deverão pagar uma multa de 1.620 euros e o quinto de 1.080 euros.

O tribunal suspendeu a execução da pena de prisão a pedido das partes por três anos, período durante o qual os arguidos não poderão cometer novos crimes.

Giro. Carapaz vence isolado a 11.ª etapa, Isaac del Toro continua líder

por Lusa
EPA

O ciclista equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) venceu hoje isolado a 11.ª etapa da Volta a Itália, com o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) a conservar a liderança da geral individual.

Carapaz, de 31 anos, que ganhou o Giro em 2019, cumpriu os 186 quilómetros entre Viareggio a Castelnovo ne` Monti em 04:35.20 horas, vencendo uma etapa na `corsa rosa` pela quarta vez na carreira, com Isaac del Toro em segundo, a 10 segundos, o mesmo tempo do italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek), terceiro, ambos a liderarem o grupo dos favoritos.

Na geral, Isaac del Toro continua na frente, agora com 31 segundos de vantagem sobre o espanhol Juan Ayuso, seu colega de equipa, com o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) em terceiro, a 01.07 minutos.

Na quinta-feira, a 12.ª etapa liga Modena a Viadana, ao longo de 172 quilómetros, com duas contagens de montanha de terceira categoria, uma na fase inicial e outra a meio, com os últimos 70 quilómetros a decorrerem em terreno plano.

Tópicos

Nadadora Francisca Martins bate recorde nacional absoluto nos 400 metros livres

por Lusa
EPA

A portuguesa Francisca Martins bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 400 metros livres, ao terminar a final A em segundo lugar, com a marca de 4.08,68 minutos, no Trofeu Internacional Ciutat de Barcelona.

A nadadora do Foca-Quinta da Lixa superou o anterior máximo nacional, que também lhe pertencia (4.08,77 minutos), fixado em 14 de maio de 2023, em Canet-en-Roussillion, França.

Francisca Martins cedeu apenas para a italiana Simona Quadarella (4.07,00 minutos), com o terceiro lugar a ir para a italiana Emma Giannelli (4.13,13).

Por seu turno, João Costa terminou em quinto lugar a final A dos 100 metros costas, tendo o nadador olímpico do Vitória de Guimarães, a competir pela seleção de Portugal, registado 55,41 segundos, numa competição dominada por Kliment Kolosnikov (Neutral B), com 53,91.

Ainda em finais A, Mariana Cunha terminou em sexto lugar na prova de 200 metros mariposa com 2.14,01 minutos, com a vitória a ir para a espanhola Laura Cabanes Garzas (2.09,99).

Tópicos

MP pede penas suspensas para todos os arguidos no esquema de doping na W52-FC Porto

por Lusa
Nuno Veiga - Lusa

O Ministério Público (MP) defendeu hoje penas suspensas para os 26 arguidos julgados pelo envolvimento no esquema de doping na equipa de ciclismo W52-FC Porto, na condição de todos indemnizarem a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Nas alegações finais do julgamento da operação `Prova Limpa`, com 26 arguidos, incluindo ex-ciclistas, e que decorre num pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, o procurador disse terem ficado provados "todos os factos e todos os crimes" que constam da acusação do MP.

O procurador dividiu os arguidos em graus de responsabilidade, considerando Adriano Teixeira de Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha e à data dos factos patrão da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, ex-diretor desportivo, e Hugo Veloso, contabilista da equipa, como "os principais mentores e responsáveis" pelo esquema de doping que reinava no seio da equipa de ciclismo.

O procurador admitiu que o mais difícil neste processo é determinar as penas a aplicar aos arguidos, defendendo que, apesar da gravidade dos crimes, e como são primários, os arguidos "não devem cumprir pena efetiva".

Para os principais arguidos, Adriano Quintanilha, Nuno Ribeiro e Hugo Veloso, o MP pediu penas "a rondar os cinco anos de prisão", suspensas na sua execução por igual período, e ao pagamento de "uma indemnização mais avultada" à FPC, "que salvou a modalidade".

Para o magistrado, "meter agora os arguidos na cadeia não é o mais adequado", defendendo antes penas suspensas para todos, na condição do pagarem indemnizações à FPC -- proporcional ao grau de responsabilidade -, sendo esta, para o procurador do MP, "a melhor maneira de os arguidos sentirem na pele" a condenação e "a melhor maneira de reconhecerem o mal que fizeram".

Para o MP, o esquema de doping que reinava no seio da W52-FC Porto "denegriu a imagem do ciclismo nacional", que era do conhecimento e tinha o incentivo da estrutura da equipa.

"Com este esquema o ciclismo morreu. Foi um escândalo tão grande e tão avassalador, foi escandaloso", declarou o magistrado do MP.

O magistrado colocou a um nível intermédio de responsabilidade os fornecedores das substâncias dopantes, como farmacêuticos, que ganharam dinheiro por "ganância e à custa do doping no ciclismo, sendo esta uma atuação censurável".

Os ciclistas são colocados no último grau de responsabilidade, com o MP a entender que os atletas são culpados, mas também vítimas deste esquema de doping, sublinhando que "já pagaram um bocado pelo que fizeram", pois "meteram no corpo, com ligeireza e intensidade, substâncias que deram cabo da saúde".

Em julgamento, Nuno Ribeiro e Adriano Quintanilha apresentaram versões opostas e contraditórias.

O ex-diretor desportivo assumiu haver doping durante todo o ano na equipa, financiado e incentivado por Adriano Quintanilha, "mestre da manipulação, que queria ganhar a todo o custo".

O vencedor da Volta a Portugal de 2003 afirmou que era Quintanilha quem financiava o doping na equipa, dando dinheiro aos ciclistas para que adquirissem os produtos ilícitos.

Adriano Quintanilha disse, por seu lado, estar inocente e desconhecer o uso de doping pelos ciclistas, acusando Nuno Ribeiro de "não dizer uma verdade" em julgamento.

Para o procurador do MP, a versão apresentada por Nuno Ribeiro, que "fez uma confissão tardia, após a produção de prova", tem mais adesão com os factos, refutando a tese de Adriano Quintanilha, de que não sabia de nada.

"A prova abundante, documental e não só, a lógica e o bom senso, as conversações de WhatsApp dão validade à versão do arguido Nuno Ribeiro. O manancial de seringas, kits de transfusão de sangue que foram apreendidos. Não faz sentido nem cabe na cabeça de ninguém que o senhor Adriano Quintanilha desconhecia o esquema", salientou o procurador do MP.

O advogado de Adriano Quintanilha pediu a absolvição do seu constituinte, considerando não ter ficado provado o envolvimento do antigo patrão da equipa neste esquema de doping.

Tópicos

UEFA garante que tem relação "sólida e respeitosa" com FIFA

por Lusa
Reuters

A UEFA disse hoje manter uma relação "sólida e respeitosa" com a FIFA, realçando que a saída do presidente do Congresso do organismo mundial, após um atraso de Gianni Infantino, na semana passada, no Paraguai, foi um incidente isolado.

"Valorizamos a relação forte e respeitosa que mantemos com a FIFA, baseada na confiança mútua e na paixão partilhada pelo futebol. A relação pessoal entre os nossos dois presidentes é também muito boa, marcada pela comunicação aberta e pelo respeito mútuo", afirmou a UEFA em comunicado.

Segundo a entidade liderada por Aleksander Ceferin, "o recente incidente foi isolado" e não reflete a "colaboração contínua" entre as entidades.

"Continuamos empenhados em trabalhar em conjunto pelos melhores interesses do desporto", vincou a UEFA, cujo Comité Executivo reuniu-se hoje em Bilbau, horas antes da final da Liga Europa entre os ingleses Tottenham e Manchester United, comandado por Ruben Amorim e que conta com os internacionais lusos Diogo Dalot e Bruno Fernandes.

O incidente ocorreu na semana passada, devido à alteração da programação do Congresso da FIFA, no Paraguai, que começou com quase três horas de atraso devido ao atraso do voo do presidente da FIFA, Gianni Infantino, proveniente do Qatar, com algumas personalidades, como Aleksander Ceferin, a abandonarem a sala a meio dos trabalhos.

"Os nossos anfitriões, a Associação Paraguaia de Futebol, e os nossos parceiros da CONMEBOL fizeram um esforço considerável para acomodar tantos delegados, e estamos gratos pela hospitalidade. No entanto, o facto de a programação ter sido alterada à última hora para servir interesses políticos particulares prejudica o futebol e parece colocar os seus interesses em segundo plano", afirmou na altura a UEFA.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, abriu o 75.º Congresso da FIFA, em Luque, no Paraguai, na passada quinta-feira, recém-chegado do Qatar e da Arábia Saudita, onde acompanhou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na manhã desse dia, a FIFA anunciou que ia haver um atraso no início do Congresso, sem especificar o motivo, estimado inicialmente em aproximadamente duas horas, atraso esse que foi posteriormente prolongado.

Após o primeiro intervalo da sessão, alguns executivos, incomodados com o atraso, não voltaram à sala, como Ceferin, pelo que a sessão foi retomada com pelo menos sete cadeiras vazias na mesa presidencial.