Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Eusébio Cup. Benfica e Feyenoord lutam pelo troféu

por Mário Aleixo - RTP
Eusébio Cup conhece esta noite a 12.ª edição Lusa

O Estádio da Luz será palco este domingo do jogo de futebol Benfica-Feyenoord, a partir das 20h00, num jogo especial, por tratar-se da 12.ª edição da Eusébio Cup, troféu que homenageia ao "rei".

O Benfica terá pela frente o Feyenoord, vice-campeão neerlandês, contra o qual jogou uma dezena de vezes, quatro das quais em partidas oficiais e a contar para a então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Eusébio fica ligado à história, pois foi o autor do primeiro golo do Benfica aos neerlandeses, a caminho da final da prova europeia, em 1963, na qual o Milan seria o oponente. Na 2.ª mão da semifinal, em 8 de maio desse ano, no Estádio da Luz, o "rei" encaminhou o triunfo por 3-1, e o consequente apuramento para a final, após um nulo nos Países Baixos na 1.ª mão.

A Eusébio Cup é um troféu organizado pelo Benfica em homenagem ao ex-futebolista Eusébio da Silva Ferreira, falecido em 5 de janeiro de 2014, com 71 anos.

O Benfica tentará conquistar o 5.º troféu em 12 edições.

Algumas curiosidades sobre a Eusébio Cup:

A Eusébio Cup nasceu para homenagear a estrela maior do futebol do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal, Eusébio da Silva Ferreira.

Eusébio marcou pelo Benfica 467 golos. É o melhor marcador de golos pelo clube da “águia”.

Em 2008/09 realizou-se a 1.ª edição e a equipa convidada foi o Inter de Milão. Daí até aos dias de hoje vários clubes de renome disputaram o troféu.

- A 7.ª edição foi a primeira póstuma.

- A Eusébio Cup foi sempre jogada no Estádio da Luz, até 2015, ano em que foi disputada no Estádio BBVA Bancomer, em Monterrey, no México.

- Em 2017 a taça não se disputou por dificuldades organizativas, a Associação Chapecoense chegou a ser o clube convidado a participar.

- Em 2018 a Eusébio Cup voltou a sair do Estádio da Luz para se realizar no Estádio Algarve.

- O Benfica conquistou o troféu em quatro ocasiões (2009, 2011, 2012 e 2022).

- Em três edições (2008, 2009 e 2016) o troféu decidiu-se através de grandes penalidades.

- São Paulo foi a primeira equipa não-europeia a participar na prova.

- Três dos convidados já foram vencedores da “Champions” (Inter, Milan e Real Madrid).

- Após três épocas de interregno para o que contribuiu de forma decisiva a pandemia mundial da covid-19, a disputa da Eusébio Cup regressou em 2022.

Eusébio voltará a ser homenageado na 12.ª edição do troféu com o seu nome, criado pelo Benfica, que lhe dedicou um espaço exclusivo no Museu e erigiu uma estátua, inaugurada em 1992 por ocasião do 50.º aniversário do "rei".
PUB