Di María já está em Lisboa

por Mário Aleixo - RTP
Di María regressa a casa 16 anos depois Instagram

Di María chegou ao aeroporto de Tires, arredores de Lisboa, eram 11h04, desta quinta-feira, quando o avião que transportava o futebolista tocou solo português, para integrar a equipa principal de futebol do Benfica que iniciou na quarta-feira os trabalhos de preparação da nova época futebolística 2023/2024.

O internacional argentino, campeão do mundo em dezembro, no Qatar, é o segundo reforço assegurado pelos encarnados para esta época, depois do médio turco Orkun Kokçü (ex-Feyenoord).

Ángel Di María foi na quarta-feira oficializado como novo reforço do Benfica para a presente temporada. O anúncio oficial surgiu primeiro com uma publicação nas redes sociais das águias, às 19h04, hora que simboliza a data de fundação do clube.

No comunicado emitido no site oficial do clube, momentos após o anúncio nas redes sociais, as “águias” informaram que o internacional argentino, de 35 anos, campeão do mundo pela Argentina, juntamente com Nicolás Otamendi, no Mundial do Qatar'2022, será oficialmente apresentado aos adeptos esta quinta-feira, na Praça Centenarium, junto à Estátua de Eusébio da Silva Ferreira, frente ao Estádio da Luz.

A cerimónia tem início marcado também para as 19h04 e os adeptos benfiquistas já foram convidados pelo clube a comparecer.

Camisola n.º 11

Entretanto, através de uma ilustração publicada nas redes sociais do clube, o Benfica revelou que Ángel Di María irá envergar o número “11” nas costas nesta que será a sua segunda passagem pelo campeonato português, novamente ao serviço do Benfica.

O extremo argentino sucede assim a Soualiho Meïté como dono da camisola “11”. O médio internacional pelas seleções jovens de França usou o “11” nas costas durante a época 2021/22, em que somou 27 jogos pela equipa principal das “águias”. Na última temporada esteve emprestado pelos encarnados à Cremonese, da Serie A italiana, onde fez duas assistências em 35 partidas realizadas.

Antes de Meïté, o número “11” pertenceu a um outro argentino: Franco Cervi, que neste momento representa os espanhóis do Celta de Vigo.

Passado de “águia” ao peito

Di María chegou a Lisboa no início da época 2007/08, proveniente do Rosario Central - clube da terra natal e em que se formou -, então com apenas 19 anos, e permaneceu durante três épocas em Lisboa, antes de ser transferido para o Real Madrid, num negócio global de mais de 30 milhões de euros.

Na Luz, Angelito contabilizou 124 jogos e 15 golos, conquistando o título de campeão em 2009/10 e duas taças da Liga, em 2008/09 e 2009/10, sendo que chegou a ser companheiro de equipa do atual presidente das águias, Rui Costa, em 2007/08, a primeira do extremo em Lisboa e a última da carreira do então médio internacional luso.

Seguiram-se cinco anos de ligação ao Real Madrid (190 jogos e 35 golos), uma curta passagem pelo Manchester United (32 jogos e quatro golos), em 2014/15, e sete temporadas no Paris Saint-Germain (295 partidas e 92 golos), entre 2015 e 2022.

Finda a ligação ao PSG, "El Fideo" assinou um vínculo de apenas uma época com a Juventus, pela qual disputou 40 encontros oficiais e marcou oito golos, tendo mesmo defrontado o Benfica na fase de grupos da última edição da Liga dos Campeões, bem como o Sporting, nos quartos de final da Liga Europa.


PUB