O Benfica venceu hoje o Nacional por 1-0, em jogo particular de futebol destinado a assinalar a inauguração da Cidade Desportiva do clube madeirense, graças a um golo tardio do chinês Yu Dabao.
O Benfica estava privado dos futebolistas que estão a representar as respectivas selecções e o Nacional debatia-se com vários lesionados e também com o guarda-redes Diego Benaglio ao serviço da selecção suíça.
Os primeiros lances de perigo para cada uma das balizas ocorreram aos 16 e 21 minutos, quando Juninho obrigou Butt a defesa com os punhos, no primeiro, e um remate de Di Maria passou próximo do poste esquerdo da baliza de Rafael Bracalli, no segundo.
Aos 31 minutos, um bom cruzamento da direita de Juninho encontrou solto na área benfiquista Rodrigo, que cabeceou mal, por cima da barra, mantendo-se o "nulo" ao intervalo.
O jogo recomeçou equilibrado, com ligeiro ascendente da mais experiente equipa da Madeira, mas coube ao recém-entrado Mantorras o primeiro remate de algum perigo à baliza de Bracalli.
Na resposta, Juninho, em jogada individual, entrou na área pela direita e rematou forte para defesa apertada de Butt, mas as entradas de Mantorras, Carvalhas, Dabao e Moreira, que não jogava desde Maio de 2007, deram novo alento aos "encarnados", que marcaram aos 86 minutos o único golo da partida.
O lance começou com uma arrancada do meio campo de Romeu Ribeiro, que solicitou Mantorras para o remate forte do internacional angolano de fora da área, levando a bola a embater na barra e a sobrar para o remate final de Yu Dabao.
Jogo realizado no Estádio da Madeira, no Funchal.
Nacional - Benfica, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Yu Dabao, 86 minutos.
Equipas:
- Nacional: Rafael, Patacas, Fernando Cardozo, Ricardo Fernandes, Bruno Basto, Cléber (João Coimbra, 46), fvalos, Edu Sales, Juninho, Cássio (Rodrigo, 28) e Lipatin (Zé Vítor, 46).
(Suplentes: Belman, Cássio, Felipe Lopes, Pedro Pita, Ricardo Machado, Adriano, Zé Vítor, Geufer e João Coimbra).
- Benfica: Hans Butt (Moreira, 82), Luís Filipe, Edcarlos, David Luíz,
Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Andres Diaz (David Simão, 68), Nuno Assis (André Carvalhas, 68), Fábio Coentrão, Di Maria (Yu Dabao, 82) e Bergessio (Mantorras, 68).
(Suplentes: Moreira, Luisão, Léo, Mantorras, Yu Dabao, David Simão e André Carvalhas).
Árbitro: Marco Ferreira, da Madeira.
Acção disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: cerca de 5.000 espectadores.