O Benfica visita o Tirsense na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, em jogo na casa emprestada do Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, com início às 20h45, com arbitragem de David Silva.
O jogo do fim de semana teve a importância de ser diante do FC Porto, numa jornada que permitiu ao Benfica isolar-se no topo da I Liga de futebol, após o empate um dia depois do Sporting com o Sporting de Braga (1-1).
Com um plantel jovem onde sobressaem nomes como Bernardo Mesquita, Daniel Rodrigues ou mesmo Emanuel Simões, o técnico do clube do distrito do Porto reconheceu sem problemas o favoritismo encarnado, mas não deixou de reiterar os objetivos da sua equipa: "Se tivermos de defender em linha de sete, vamos defender dessa forma. Não nos vamos subjugar ao Benfica, não vamos só defender. Se for preciso dividir o jogo no um para um, vamos tentar criar dificuldades ao Benfica", considerou na conferência de antevisão.
Na baliza, avança Samuel Soares, que tem merecido a confiança para os jogos da Taça de Portugal, e com um quarteto defensivo à frente dele pouco rotinado. Tomás Araújo vai descansar e como lateral-direito vai ser titular Leandro Santos, defesa de 19 anos que fez 4 jogos e já foi titular 3 vezes esta época e como titular, com Nacional, Boavista e Santa Clara, sempre na Liga. A dupla de centrais será formada por António Silva e provavelmente por Bajrami, defesa albanês. Na esquerda da defesa, Carreras, o mais utilizado do plantel, pode descansar e dar a titularidade a Dahl.
No meio-campo, Florentino será o 6 da equipa, mas entre Aursnes ou Kokçu, um deles deve começar no banco. Leandro Barreiro é sério candidato a começar o jogo.
No ataque as opções são várias, colocando-se a questão em redor da necessidade de dar mais minutos a Di María, que fez os últimos três jogos depois de recuperar de lesão. Existe a forte possibilidade de também se apresentar em campo um trio diferente, com Amdouni à direita, Belotti na frente e Schjelderup à esquerda, com Bruma também à espreita.
Há outros três jogadores para quem este jogo da Taça de Portugal poderá ser especialmente importante: Arthur Cabral, Prestianni e Tiago Gouveia.
O Benfica, recordista de troféus da Taça de Portugal, com 26 títulos, chega às "meias" após eliminar Pevidém, Estrela da Amadora, Farense e Sporting de Braga, enquanto o Tirsense, que entrou ainda na segunda eliminatória, afastou Vieira, Caldas, Brito, Rebordosa e Elvas.
O Tirsense, histórico do futebol e que militou na I Liga nas décadas de 1960, 70, 80 e 90, num total de oito épocas, é a primeira equipa de sempre do quarto escalão a marcar presença numas meias-finais da Taça.
A equipa, então primodivisionária, até já esteve nas "meias" da competição, também diante do Benfica, na época de 1970/71, perdendo então por 3-1 em casa e 5-1 fora.
A segunda mão das meias-finais entre Tirsense e Benfica está prevista para a última semana de abril, bem como a visita do Sporting ao Rio Ave, na casa emprestada do Paços de Ferreira, depois de os "leões" terem vencido na primeira mão por 2-0.