Benfica e Tirsense só pensam no Jamor

por Mário Aleixo - RTP
Os encarnados prepararam a melhor equipa para esta noite Tânia Paulo - SL Benfica

O Benfica visita o Tirsense na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, em jogo na casa emprestada do Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, com início às 20h45, com arbitragem de David Silva.

Três dias depois da goleada no clássico com o FC Porto (4-1) certa é a ausência do capitão Nicolas Otamendi, autor do quarto golo das "águias" no Estádio do Dragão, que será poupado frente à equipa do Tirsense, oitava na Série A do Campeonato de Portugal.

O jogo do fim de semana teve a importância de ser diante do FC Porto, numa jornada que permitiu ao Benfica isolar-se no topo da I Liga de futebol, após o empate um dia depois do Sporting com o Sporting de Braga (1-1).

Com um plantel jovem onde sobressaem nomes como Bernardo Mesquita, Daniel Rodrigues ou mesmo Emanuel Simões, o técnico do clube do distrito do Porto reconheceu sem problemas o favoritismo encarnado, mas não deixou de reiterar os objetivos da sua equipa: "Se tivermos de defender em linha de sete, vamos defender dessa forma. Não nos vamos subjugar ao Benfica, não vamos só defender. Se for preciso dividir o jogo no um para um, vamos tentar criar dificuldades ao Benfica", considerou na conferência de antevisão.
100%
Volume
00:00

Do lado das "águias" e tendo em conta a proximidade entre esta partida e a memorável vitória frente ao FC Porto, é certo que vão haver mudanças. Bruno Lage garantiu que Otamendi vai ser poupado, mas que peças como António Silva e Florentino estão de pedra e cal no onze. Em transição para as primeiras opções, parecem estar também Samuel Soares e Leandro Santos: "Temos de ter seriedade para defrontar o Tirsense. Respeitar muito o adversário e a competição. O foco total é na Taça de Portugal. Trata-se de uma meia-final e temos feito um percurso muito bom", garantiu o técnico dos encarnados.
100%
Volume
00:00

Que equipa do Benfica para esta noite

Perante tantas incertezas face à rotatividade anunciada nos encarnados pode fazer-se um exercício de reflexão que passa pelo segunte onze:

Na baliza, avança Samuel Soares, que tem merecido a confiança para os jogos da Taça de Portugal, e com um quarteto defensivo à frente dele pouco rotinado. Tomás Araújo vai descansar e como lateral-direito vai ser titular Leandro Santos, defesa de 19 anos que fez 4 jogos e já foi titular 3 vezes esta época e como titular, com Nacional, Boavista e Santa Clara, sempre na Liga. A dupla de centrais será formada por António Silva e provavelmente por Bajrami, defesa albanês. Na esquerda da defesa, Carreras, o mais utilizado do plantel, pode descansar e dar a titularidade a Dahl.

No meio-campo, Florentino será o 6 da equipa, mas entre Aursnes ou Kokçu, um deles deve começar no banco. Leandro Barreiro é sério candidato a começar o jogo.

No ataque as opções são várias, colocando-se a questão em redor da necessidade de dar mais minutos a Di María, que fez os últimos três jogos depois de recuperar de lesão. Existe a forte possibilidade de também se apresentar em campo um trio diferente, com Amdouni à direita, Belotti na frente e Schjelderup à esquerda, com Bruma também à espreita.

Há outros três jogadores para quem este jogo da Taça de Portugal poderá ser especialmente importante: Arthur Cabral, Prestianni e Tiago Gouveia.

O caminho até aqui

O Benfica, recordista de troféus da Taça de Portugal, com 26 títulos, chega às "meias" após eliminar Pevidém, Estrela da Amadora, Farense e Sporting de Braga, enquanto o Tirsense, que entrou ainda na segunda eliminatória, afastou Vieira, Caldas, Brito, Rebordosa e Elvas.

O Tirsense, histórico do futebol e que militou na I Liga nas décadas de 1960, 70, 80 e 90, num total de oito épocas, é a primeira equipa de sempre do quarto escalão a marcar presença numas meias-finais da Taça.

A equipa, então primodivisionária, até já esteve nas "meias" da competição, também diante do Benfica, na época de 1970/71, perdendo então por 3-1 em casa e 5-1 fora.

A segunda mão das meias-finais entre Tirsense e Benfica está prevista para a última semana de abril, bem como a visita do Sporting ao Rio Ave, na casa emprestada do Paços de Ferreira, depois de os "leões" terem vencido na primeira mão por 2-0.

PUB