Benfica a mais para um FCPorto a menos. Uma primeira parte em que os jogadores de Jorge Jesus foram muito superiores aos pupilos de Jesualdo Ferreira, que viu o marcador ser inaugurado com a contribuição do guarda-redes Nuno, autor de um frango monumental. Destaque ainda para o grande golo de Carlos Martins apontado de livre directo a mais de trinta metros da baliza. Na segunda metade, o Benfica geriu a partida perante um FCPorto sem ferramentas para solucionar o problema com que se deparou.
Final da partida. A Taça da Liga é do Benfica, pela segunda época consecutiva.
90' - Golo do Benfica. Cardozo, em cima da linha de golo, conclui uma bela jogada de Ruben Amorim pela direita do ataque encarnado. Os jogadores do Benfica festejam efusivamente aos saltos no relvado, após o golpe de misericórdia infligido nos derradeiros momentos do jogo.
89' - Raul Meireles, sem pernas para Ramires arrisca o segundo amarelo mas é perdoado pelo árbitro.
Três minutos de compensação.
88' - Cartão amarelo para Ramires, por placagem a Orlando Sá.
Rodríguez teve de ser ligado na perna esquerda e está a coxear. Aparentemente, problemas musculares...
84' - Cartão amarelo para Fábio Coentrão, por entrada duríssima sobre Fernando.
81' - Di Maria aproveita um falhanço de Fucile e dispara fortíssimo, mas à figura de Nuno, que segura.
Cristián Rodríguez está com grandes dificuldades físicas. Mais uma contrariedade para Jesualdo Ferreira...
76' - Substituição no Benfica. Kardec estoirou e o goleador paraguaio Cardozo entra para o lugar do brasileiro.
70' - Substituição no FCPorto. Sai o médio Belluschi, rendido pelo avançado Orlando Sá.
A segunda parte deste jogo vai-se disputando longe das balizas. O Benfica controla as operações e o FCPorto não tem soluções.
66' - Substituição no Benfica. Ramires rende Carlos Martins. A ganhar por 2-0 a menos de meia hora do final, Jorge Jesus prescide de médios criativos neste jogo, já que Aimar também já não está em campo.
Debilitado fisicamente, Carlos Martins pede a Jorge Jesus para ser substituído. O treinador dá instruções a Ramires para que se prepare para entrar.
61' - Substituição no Benfica. Javier Saviola entra para o lugar de Pablo Aimar.
Bruno Alves quase atingido por uma cadeira proveniente da torcida benfiquista.
Saviola prepara-se para entrar no jogo.
Embora sem criar perigo, o Benfica está a mandar no jogo e o FCPorto não parece capaz de roubar o controlo da partida às águias. Chegámos aos primeiros dez minutos desde o recomeço desta final da Taça da Liga.
50' - Cartão amarelo para Raul Meireles, por protestos.
50' - Sensacional jogada de David Luiz, que ultrapassa dois adversários com duas fintas cheias de estilo e remata com muito perigo, mas por alto da baliza de Nuno Espírito Santo.
48' - Em zona frontal, Di Maria dispara ao lado da baliza do FCPorto, após um bom trabalho de Alan Kardec.
46' - Remate acrobático de Rodrígez sai por cima da baliza de Quim. Belo gesto do uruguaio do FCPorto.
45' - Dupla substituição no FCPorto. Ruben Micael e Miguel Lopes são rendidos por Valeri e Fucile.
20h27 - Recomeçou o jogo.
Reinício da partida muito atrasado devido aos desacatos.
Voam cadeiras na direcção do relvado, saídas das zonas ocupadas pelos adeptos do FCPorto. Lamentável... e perigoso, já que com o plástico voam tambem isqueiros e partes metálicas dos suportes das cadeiras.
Ruben Micael e Miguel Lopes não vão regressar para a segunda parte.
Inervalo.
45' + 1'- Cartão amarelo para Bruno Alves e Pablo Aimar. O capitão portista de cabeça perdida faz uma falta feia sobre Aimar e ainda o atinge novamente. O argentino respondeu. Ânimos muito quentes no relvado.
44' - Golo do Benfica. Golaço de Carlos Martins, que dspara uma bomba a 32 metros da baliza de Nuno, na sequência de um livre directo. Nuno bem se estirou, mas nada pôde fazer.
38' - Cartão amarelo para Maxi, por ter provocado uma discussão com Ruben Micael. O uruguaio encostou a cabeça à do madeirense.
34' - Grande defesa de Nuno, desviando um remate desferido por David Luiz na asa esquerda do ataque do Benfica.
32' - Depois de Bruno Alves, agora é Kardec a protagonizar um lance insólito. Tentando chutar a bola contra um adversário, o brasileiro não acerta em ninguém e quase faz auto-golo. Kardec estava no meio do terreno de jogo...
Outra vez muitas faltas, com o ritmo e a qualidade do jogo a ressentirem-se. O FCPorto parece ter equilibrado a contenda.
25' - Remate fortíssimo de Belluschi sai a queimar o topo do poste esquerdo de Quim.
24' - Bom cruzamento de Belluschi, com Rodríguez a falhar o cabeceamento por milímetros na cara de Quim.
22' - Grande ocasião para o FCPorto. Quim faz uma soberba intervenção, numa defesa instintiva com o pé direito a um remate de Falcao.
22' - Lance disparatado de Bruno Alves, que chuta violentamente a boloa para fora, quando podia ter ficado com a bola no enfiamento da grande-área benfiquista
16' - Excelente iniciativa de Coentrão pelo lado esquerdo, que troca os olhos a Miguel Lopes, cruza para a área. No entanto, o lance não é aproveitado pelo Benfica.
Atingido o primeiro quarto de hora, o jogo está difícil para o FCPorto, que parece ter acusado o golo.
10' - Cartão amarelo para Miguel Lopes, por entrada ríspida sobre Quim, que fica a contorcer-se no relvado.
9' - Golo do Benfica. Frango incrível de Nuno ao tentar defender um remate fraco e longínquo de Ruben Amorim.
6' - Grande defesa de Quim a um óptimo remate de Rodríguez, respondendo a um cruzamento de Bruno Alves a partir da ala direta.
6' - O primeiro pontapé de canto da partida é para o FCPorto.
Continuam as interrupções de jogo devido a faltas.
2' - Nuno antecipa-se a uma boa desmarcação de Kardec e agarra a bola no último momento.
Início de jogo muito quezilento, com faltas sucessivas de parte a parte.
19h20 - Início da partida
Há um problema com a baliza de Quim, devido ao rebentamento de um petardo que furou a rede. O início da partida está, por isso, atrasado.
Equipas:
Benfica
Quim; Maxi Pereira, Luisão(c), David Luiz, Fábio Coentrão; Airton, Ruben Amorim, Carlos Martins, Di María, Aimar, Alan Kardec
Suplentes
Moreira, Miguel Vítor, César Peixoto, Luís Filipe, Javi García, Ramires, Felipe Menezes, Éder Luís, Nuno Gomes, Saviola, Cardozo, Weldon, Mantorras
FCPorto
Nuno; Rolando, Miguel Lopes, Bruno Alves (c), Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles, Belluschi, Ruben Micael; Rodríguez, Falcão
Suplentes
Beto, Fucile, Maicon, Guarín, Tomás Costa, Valeri, Orlando Sá
Àrbitro: Jorge Sousa
A final da Taça da Liga joga-se no Estádio do Algarve, composto por uma moldura humana de cerca de 25 mil pessoas. Acompanhe aqui as principais incidências deste encontro e o relato em directo na Antena1.