Conheça os candidatos, os números do concelho e os resultados das últimas eleições autárquicas de 2017.
Candidatos à Presidência da Câmara
Gonçalo Monteiro tem 31 anos de idade, é gestor comercial. Gonçalo Monteiro é militante do Bloco de Esquerda há mais de 10 anos e, em 2017, foi cabeça de lista pelo BE à União de Freguesias de Pontinha e Famões, no concelho de Odivelas, tendo desempenhado funções autárquicas na respetiva Assembleia de Freguesia, bem como, na Assembleia Municipal. Regressou a Beja em 2018.
Nuno Palma Ferro - “Beja Consegue” (PSD, CDS, PPM, IL, Aliança)
Nuno Palma Ferro, de 50 anos, lidera a candidatura “Beja Consegue”. Professor de Matemática, com experiência no ensino básico, secundário e superior. Tem mestrado em Ensino pela Universidade de Évora.
Nasceu em 1970, Luanda e é habitante de Beja desde 1971.
O atual presidente da Câmara de Beja recandidata-se ao Paulo Arsénio, de 49 anos, foi eleito presidente da autarquia há quatro anos.
Pedro Pinto, empresário e jornalista, 44 anos, foi o cabeça-de-lista do partido CHEGA pelo círculo de Beja nas legislativas de Outubro. É também o secretário-geral do partido, Presidente Comissão Política Distrital do Chega . Pedro Pinto é natural de Portalegre, mas grande parte da sua família vive no Distrito de Beja, particularmente no concelho de Moura.
Vítor Picado, de 44 anos, natural da freguesia de Cabeça Gorda é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Beja. De 2009 a 2013 integrou o Executivo da Câmara Municipal de Beja, enquanto vereador eleito pela CDU em regime de não permanência. No mandato seguinte, entre 2013 e 2017, foi vereador, desempenhando também as funções de vice-presidente. Em outubro de 2017 volta a ser vereador sem pelouro em regime de não permanência.
N.º de eleitores: 28 723
Desemprego: 5,9%
Setor com mais trabalhadores: Agricultura (31,6%)
Rendimento médio mensal: 1 102€
Nos casos de Odemira, Faro e Lisboa, por terem um número elevado de estrangeiros residentes, incluímos também a percentagem de cidadãos estrangeiros no total da população.
A nível da população, conta o número absoluto de pessoas apurado no Censos 2021 e a variação percentual em relação ao Censos anterior (2011). Já o número de eleitores diz respeito a junho de 2021, conforme consta em Diário da República n.º116/2021, Série de 2021-06-17.
Quanto ao rendimento médio mensal, contabiliza-se o valor em euros do rendimento dos trabalhadores por conta de outrem em 2019. Para efeitos de comparação, a média nacional era de 1.206€, mas apenas seis concelhos analisados igualam ou estão acima desse valor.
Em relação ao setor com mais trabalhadores, é apresentado nesta infografia o que obteve a percentagem mais elevada de respostas por concelho, ou seja, aquele que em cada concelho emprega mais pessoas. Os dados são relativos a 2019, mas refletem a tendência dos últimos anos.
Contamos ainda com os dados do desemprego, com a percentagem de desempregados inscritos no IEFP em 2020. Para comparação, a percentagem nacional foi de 5,8 por cento.
Por fim, lembramos também os resultados de há quatro anos, nas Eleições Autárquicas de 1 de outubro de 2017.
Fontes: INE, PORDATA, IEFP, Secretaria-Geral da Administração Interna