Candidato CDS no Marco nega envolvimento em negócio combustíveis
O vice-presidente da Câmara do Marco de Canaveses e candidato do CDS-PP, Norberto Soares, acusou hoje os seu s adversários autárquicos de serem os responsáveis por notícias que o envolvem n um alegado negócio de combustíveis.
"É mera e absoluta calúnia que a empresa `Gasofarm`, de que a minha fil ha é um dos três sócios, tenha vendido algum dia combustível a autarquia alguma do concelho, quer às juntas de freguesia quer à câmara municipal", afirmou o can didato do CDS-PP durante uma conferência de imprensa, em que esteve rodeado de d ezenas de apoiantes.
Norberto Soares explicou também que mandou instalar, em Julho de 2004, um contador aferido por uma empresa da especialidade no posto de abastecimento d e combustível privativo da autarquia logo que lhe chegou a informação do funcion ário abastecedor, que denunciava uma alegada divergência entre as entregas de co mbustível e o somatório dos abastecimentos nas viaturas camarárias.
O candidato do CDS-PP, que recebeu a solidariedade pessoal do líder dis trital do seu partido, Álvaro Castelo Branco, disse estranhar o aparecimento des tas notícias em plena campanha eleitoral.
"É este o método de trabalho dos meus opositores e que vem apenas compr ovar o desespero em que se encontram, sabendo da adesão maciça do eleitorado do Marco de Canaveses à minha candidatura", acusou Norberto Soares, vice-presidente de Avelino Ferreira Torres, que se candidatou à Câmara de Amarante.
Norberto Soares referiu também "que não tem `lobbies` empresariais" e i nformou que escreveu ao director nacional da Polícia Judiciária (PJ) e ao Procur ador-Geral da República a pedir que o informem se está a ser investigado, manife stando desde já "total disponibilidade para tudo o que entenderem".
Na sua edição de hoje, o Jornal de Notícias refere, sem identificar fon tes, que Norberto Soares estará a ser investigado pela PJ por suspeita de estar a colaborar com uma alegada fraude relacionada com a transacção de produtos petr olíferos na autarquia.
O mesmo jornal noticia também que o autarca mantém uma relação, por via familiar, à empresa "Gasofarm", "que vende combustíveis a juntas de freguesia e a determinados empreiteiros, designadamente os que estarão a ser investigados p ela PJ no processo que envolve as suspeitas de gestão danosa e de peculato de Av elino Ferreira Torres".
Além de Norberto Soares, concorrem à câmara municipal de Marco de Canav eses Manuel Moreira, ex-governador civil do Porto, pelo PSD, Luís Almeida, pelo PS, e Filipe Baldaia, pela CDU.