Hélio Gomes na final dos 1.500, João Almeida e Rasul Dabo nas meias-finais

por RTP
Helio Gomes no meio da multidão de atletas reuters pictures

Hélio Gomes, nos 1.500 metros e a estafeta 4x100 metros apuraram-se hoje para as respetivas finais das provas nos Europeus de atletismo, que decorrem em Helsínquia.

Enquanto os dois atletas garantiram a presença na prova decisiva das suas disciplinas, João Almeida e Rasul Dabo conseguiram o apuramento para as meias-finais dos 110 metros barreiras, provas que serão todas disputadas no domingo, último dia dos campeonatos.

A seleção portuguesa foi quarta na sua série, com 39,66 segundos, o oitavo tempo entre as 16 equipas presentes, enquanto Hélio Gomes foi quinto na primeira série de 1.500 metros, tendo sido o melhor dos quatro atletas apurados por tempos, todos eles da sua série, a mais rápida.

O atleta do Sporting atacou a 400 metros da meta e foi apenas ultrapassado na reta final, numa chegada muito cerrada.

"Hoje era a minha final", regozijou-se no final, numa altura em que
ainda não se realizara a segunda série e, portanto, não tinha a garantia de passar à final.

O atleta não quis se pronunciar sobre a final antes de saber o resultado das "meias", mas disse sentir-se "num grande momento de forma" e ser capaz "de melhorar o recorde pessoal".

Nos 110 metros barreiras, última prova da manhã, João Almeida esteve em bom plano, conseguindo o apuramento para as meias-finais de domingo com um terceiro lugar e um recorde pessoal de 13,63 segundos (vento:+0,5 m/s), a um só centésimo do recorde nacional e a três centésimos do mínimo olímpico.

Pouco depois, o seu colega de treino, o benfiquista Rasul Dabo, conseguiu igualmente um lugar nas meias-finais, mas com um tempo pior: foi quarto na sua série, com 14,00 (vento:+1,1).
PUB